Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem é preso por encomendar mortes e assisti-las em videochamada no RS

O suspeito foi preso por homicídio e por tentativa de homicídio - Divulgação/Polícia Civil/RS
O suspeito foi preso por homicídio e por tentativa de homicídio Imagem: Divulgação/Polícia Civil/RS

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/05/2023 22h00

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu hoje (10) um homem de 39 anos acusado de ordenar execuções e assistir aos crimes por videochamada.

O que aconteceu:

O homem, cuja identidade não foi divulgada, foi preso em Capão da Canoa, no litoral norte do estado. Ele é apontado como chefe de uma organização criminosa na zona sul de Porto Alegre e vai responder por homicídio e tentativa de homicídio.

O suspeito é o 10º preso identificado em uma guerra de facções. Ele estava foragido desde março de 2022, quando teria dado ordens para que outros nove criminosos, já presos, matassem dois homens, que seriam de uma facção rival a que ele liderava na zona sul da capital gaúcha. Na ocasião, o chefe da facção teria assistido aos crimes por chamada de vídeo, mas uma das vítimas sobreviveu aos disparos de arma de fogo.

O homem tem uma longa ficha criminal, incluindo 11 homicídios, tráfico de entorpecentes, lesão corporal e posse de arma. Atualmente, ele está no sistema penitenciário à disposição da Justiça.

A DHPP (Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa) está liderando as investigações e quer aprofundar o caso para chegar nos chefes das facções.