Topo

Vídeo: Ambulante é imobilizado com mata-leão por seguranças no Metrô do DF

Do UOL, em São Paulo

10/05/2023 10h12

O momento em que um ambulante é imobilizado por dois seguranças na estação Praça do Relógio do Metrô do DF foi gravado e publicado nas redes sociais.

O que aconteceu?

O ambulante foi abordado pelos seguranças em um vagão e levado para fora para realização de vistoria, já que o comércio informal é proibido no Metrô do DF;

Ele recebeu o mata-leão e foi derrubado no chão ao tentar gravar a vistoria na mochila e se negar a entregar o celular aos seguranças, segundo testemunhas;

À polícia, os seguranças afirmaram que o ambulante os empurrou e os xingou ao ser abordado;

O metrô nega que qualquer agressão tenha ocorrido e classifica o fato como um "uso de força escalonada para imobilização" após recusa do homem de mostrar a mochila;

O homem, que passou mais de 50 segundos sob um dos guardas, foi levado à delegacia e assinou termo circunstanciado por ameaça, desobediência e desacato ainda na tarde de ontem. Ele foi liberado depois.

Todos que andam de metrô sabem quem é ele [o comerciante]. Ontem retiram ele do vagão e até então estava tudo tranquilo, mas pediram para olhar a bolsa dele e ele quis gravar todo o processo. Foi aí que começou. Falam que ele desacatou e tudo mais, mas ali na estação ele não falou nada além de pedir ajuda e perguntar o motivo daquilo estar acontecendo.
Testemunha que gravou o vídeo em conversa com o UOL

A testemunha, que não quis se identificar, afirmou que o homem chegou a dizer aos seguranças que era asmático e pediu para que eles parassem com o processo de imobilização. Em nota, o Metrô do DF afirmou que a força foi utilizada para "vencer a resistência do envolvido".

Importante salientar que, em casos de resistência, naturalmente o envolvido tende a forçar para sair da imobilização. Por isso, a utilização de técnicas para evitar desdobramentos, pois houve ameaça.
Metrô do DF, em nota enviada ao UOL

O UOL tenta encontrar o ambulante, que não registrou boletim de ocorrência contra os seguranças na polícia.