Topo

Esse conteúdo é antigo

Vereador usa termo racista ao criticar Lula por picanha: 'negrada'

Do UOL, em São Paulo

31/05/2023 18h43Atualizada em 31/05/2023 18h43

Um vereador de Vacaria (RS) usou um termo racista durante sua fala ontem na Câmara Municipal ao criticar o governo federal.

O que aconteceu:

Moacir Bossardi (PSDB) disse "vão comer picanha, negrada, é o que vocês merecem", ao criticar a promessa de redução do preço da carne feita pelo presidente Lula durante a campanha eleitoral. Para o vereador, "a população não consegue mais acreditar em mentiras".

Outros vereadores contestaram a fala racista de Moacir e pediram uma retratação do parlamentar, que iniciou um pedido de desculpas. "A cor morena tem prestígio no nosso Brasil. Tem prestígio, muito. Quero me retratar nesse momento perante a comunidade de Vacaria e do Brasil inteiro", declarou.

"Digo mais uma vez, tenho pessoas da minha família que são morenas, da cor morena, e todas as cores são respeitadas", afirmou o vereador. Ele ainda se justificou dizendo que não tem "nada contra quem é moreno, quem é branco".

Em seguida, a vereadora Selmari da Silva (PT) repudiou a fala de Moacir e disse que "não se pede desculpas quando é racista", pois racismo é crime. Outros vereadores pediram para o vereador ser levado à Comissão de Ética.

A Câmara Municipal afirmou que "repudia veementemente toda e qualquer forma de racismo ou discriminação racial" e que o caso foi levado à Comissão de Ética, a pedido da presidente da Casa, Clarice Brustolin (PSDB), após o recebimento de três denúncias de outros vereadores.

Moacir Bossardi foi notificado e terá dez dias úteis para apresentar defesa e testemunhas, afirma a Câmara. Ao final da apuração, será apresentado relatório e votada a aplicação ou não de sanções contra o parlamentar, que podem ser advertência, suspensão ou cassação do mandato.

O UOL questionou a Polícia Civil se houve registro de boletim de ocorrência sobre o caso e aguarda retorno.