Topo

Esse conteúdo é antigo

Menina de 3 anos desnutrida e sem comer há 40 dias é resgatada; pai é preso

Do UOL, em São Paulo

04/06/2023 08h47Atualizada em 04/06/2023 15h42

Uma menina de três anos foi resgatada em estado de desnutrição na sexta-feira (2) em Rio Claro, no interior de São Paulo, por guardas municipais. Ela foi encontrada com o pai, que também estava desnutrido, mas ele foi preso sob acusação de maus-tratos. As informações são da EPTV, afilada da TV Globo na região de Campinas.

O que aconteceu

Ao serem encontrados, o pai alegou que ele e a filha não comiam nada havia mais de 40 dias. A menina foi socorrida e levada para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e depois encaminhada para o Pronto Socorro Nossa Senhora de Lourdes. Ela segue internada e passa bem.

Nos primeiros atendimentos, a UPA disse que a menina chegou ao local com sinais de negligência alimentar, desidratada, com os ossos aparentes e pesando apenas oito quilos.

Ela foi encontrada com fralda em um local sujo e sem alimentos. Segundo a Guarda Municipal, o pai da menina disse que decidiu ficar sem alimentação até que os dois morressem. Ele não teria explicado o motivo da decisão.

A situação era insalubre, complicada. A criança estava com uma fralda suja em um colchãozinho na sala no chão. A situação era a pior possível. Ela não se mexia, não tinha reação devido ao estado avançado de desnutrição."
Igor Rafael, guarda municipal que participou do resgate

O caso era investigado pelo Ministério Público. Segundo uma das pessoas que acompanha o caso, a mãe da menina morreu poucos dias depois de dar à luz a menina.

Segundo o relato da avó, o pai cortou o contato da filha com outras pessoas. O homem não respondia mais às mensagens, apagou redes sociais e começou a impedir que a avó fosse à casa onde ele morava com a filha.

Santa Casa de Rio Claro (SP) - Divulgação/Prefeitura de Rio Claro - Divulgação/Prefeitura de Rio Claro
Menina está internada na Santa Casa de Rio Claro (SP)
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Rio Claro

O UOL apurou que a criança está no quarto da Santa Casa, acompanhada pela avó. Na segunda-feira, um integrante do Conselho Tutelar vai buscar documentos de vacinação da garotinha.

Agora, a menina é acompanhada por uma equipe médica com psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas. O pai foi levado para o plantão policial, onde foi preso em flagrante.