Topo

Por que os prédios usam 'sainhas de tela'? Resolve alguma coisa?

Tela fachadeira - Divulgação/ Americanas
Tela fachadeira Imagem: Divulgação/ Americanas

Rebecca Vettore

Colaboração para o UOL

04/06/2023 04h00

Ao andar pela cidade de São Paulo é comum ver diversos prédios em construção e se você é uma pessoa observadora, com toda certeza já viu um "véu" que fica em volta dos edifícios. Mas qual é a função dessa "saia"? Feita de polietileno, a tela fachadeira serve para evitar a projeção e queda de materiais no canteiro, edificações vizinhas e ruas.

A tela, cujo uso é obrigatório, tanto nacionalmente pela norma regulamentadora nº 18 quanto ao nível municipal (São Paulo) pela lei nº 16.642 de obras e edificações, tem se tornado cada vez mais vista no alto dos prédios nas grandes capitais.

Segundo a Pesquisa Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis) do Mercado Imobiliário, só em dezembro de 2022, foram comercializadas 5.730 unidades e lançadas 9.828 unidades residenciais novas na cidade de São Paulo.

Essa onda de construções residenciais está em alta há alguns anos e teve um marco importante em 2021 — quando foi registrado pela primeira vez que a quantidade de residências em prédios havia passado o número de residências em casas.

Segundo a pesquisa realizada pelo CEM (Centro de Estudos da Metrópole) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, enquanto nos últimos 20 anos, os imóveis residenciais horizontais (casas) passaram de 1,23 milhão para 1,37 milhão, o número de imóveis residenciais verticais (apartamentos) saltaram de 767 mil unidades em 2000, para 1,38 milhão em 2020.

Entenda a função da tela

Nas construções que não são de alvenaria estrutural (edificação que não usa vigas e pilares), a tela fachadeira é presa entre a bandeja primária e a bandeja secundária de segurança (estruturas de madeira construídas em cima de um suporte metálico) de forma flexível.

Quando é construída a primeira laje e o prédio tem entre 3 a 4 metros de altura, é feita a colocação da bandeja primária. Depois dela, inicia-se a concretagem dos pavimentos superiores. Ao chegar no 3º pavimento (mais ou menos na altura de 9 metros de construção), acima da bandeja primária, é necessário colocar a bandeja secundária. Após isso, a cada 9 metros, é colocada outra bandeja secundária e outra tela fachadeira, até o final.

Já nas construções de alvenaria estrutural, a tela fachadeira, que também é presa na bandeja primária (em toda a periferia do empreendimento), aparece apenas no final da edificação. Neste caso, a tela vai da bandeja até o topo.

"A tela só não é colocada quando o engenheiro analisa e vê que não existe risco de queda de materiais, não passa ninguém ao lado nem tem circulação de colaboradores. Sem a aplicação de bandejas e telas, o risco é muito grande de quedas de materiais", explica Álvaro Vasconcellos, diretor de planejamento e controle da Múltipla Engenharia e representante da APEOP (Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística) no CMH (Conselho Municipal de Habitação do Município) de São Paulo.

Pode parecer frágil, mas se for colocada da forma correta, na vertical, a tela vai prevenir que resíduos caiam na região. No caso deles caírem, vão bater na tela ou seguir a curva, e no fim cairão na bandeja primária, que está na horizontal e tem a função de amortecer as quedas.

Feitas com a mesma estrutura, o que muda quando falamos de bandejas é a projeção: a primária tem 2,5 metros de projeção na horizontal e secundária fica com 1,5 metro de projeção. As bandejas costumam aguentar de 15 kg a 20 kg de peso de materiais. Já a tela não tem resistência para segurar peso porque ela tem a função apenas de conduzir o objeto para queda vertical.

Vasconcellos ainda conta que existe um motivo muito importante da tela ser vazada: se fosse fechada, o material de proteção rasgaria com facilidade com a passagem do vento. Além disso, a estrutura solta é proposital para ajudar a arejar a construção.

Mas, diferentemente do que se possa imaginar, ela não serve para proteger a queda de trabalhadores. "Você tem que contar com a proteção presente na periferia do prédio, como o guarda-corpo, que é metálico e fixado em volta da edificação, e uma tela cor de laranja, que é presa à estrutura e tem uma força maior para evitar queda de pessoas. A cor desta tela serve exatamente para avisar o trabalhador que ele está chegando em uma área de risco", diz Vasconcellos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
As telas são feitas de polietileno, e não de poliéster. O conteúdo foi corrigido.