'Achei que casa estava caindo': tremor assusta moradores do interior de SP
Moradores da região do Vale do Ribeira foram surpreendidos, na manhã de hoje, por um tremor de 4 graus de magnitude com epicentro entre as cidades de Miracatu (SP), Iguape (SP) e Itariri (SP).
Reflexos do sismo puderam ser sentidos em um raio de até 100 quilômetros.
"O barulho era igual a um trovão, a casa estremeceu toda e eu achei que estava caindo. Estava em um soninho gostoso, saí correndo para chamar minha sobrinha que também estava dormindo", relatou a aposentada Flora Marques dos Santos, de 58 anos.
Ela mora em Praia Grande e está passando uns dias em Itariri, uma cidade próxima ao epicentro, e ficou com medo. Ela sabia que não era um caminhão, por exemplo, porque a região que é silenciosa.
"Nenhum objeto caiu, mas para mim foi assustador. Senti muito medo, meu coração disparou. Pensei que fosse um terremoto."
Logo depois, a sobrinha viu as notícias sobre o tremor.
'Acordei assustada e peguei meu filho'
Situação parecida passou a vendedora autônoma Larissa dos Santos Segovia, de 25 anos, que mora em Pedro de Toledo, município também próximo ao epicentro.
Moro em um sobrado e senti tudo mexendo. Acordei assustada, peguei meu filho no colo. Fiquei apavorada porque nunca senti isso antes
Larissa diz ter sentido dois tremores: um mais forte, que a acordou, e outro mais fraco.
"No primeiro, achei que fosse meu vizinho ligando a kombi, mesmo que isso nunca tivesse acontecido", disse Larissa.
Em seguida, ela entrou nas redes sociais para falar com a família e se deparou com outras pessoas falando sobre o abalo.
'Senti a janela balançar, achei que fosse caminhão'
A dona de casa Cibele Jorge, de 33 anos, sentiu a janela balançar. Ela mora em Eldorado, que também fica no Vale do Ribeira.
Achei que era um caminhão pesado passando na rua, abri a porta para olhar e não tinha nada. Fiquei pensando: 'meu Deus, o que que é isso?'
Ela mandou mensagem para a prima, que relatou também ter visto as janelas tremerem.
"Estou em um grupo e as meninas começaram a comentar no grupo, se alguém tinha sentido o tremor. Teve bastante gente na cidade que sentiu", diz Cibele.
O que aconteceu?
O tremor de 4.0 graus de magnitude teve epicentro entre as cidades de Miracatu, Iguape e Itariri, no Vale do Ribeira, às 8h22 segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo.
Moradores da região receberam aviso sobre o abalo sísmico no celular e compartilharam relatos sobre os tremores nas redes sociais.
Não há registro de pessoas feridas. Ao UOL, a prefeitura Miracatu confirmou o registro de um "tremor de alguns segundos" na região. A Defesa Civil faz vistorias em imóveis locais.
Abalos sísmicos dessa proporção não causam preocupação e podem causar efeitos como pequenas trincas em rebocos, quedas de telhas e danos em casas de baixa qualidade, segundo a USP.
Municípios mais distantes do epicentro também sentiram o tremor. Segundo o Centro de Sismologia da USP, em Sorocaba e até mesmo em parte da cidade de São Paulo o tremor foi sentido de forma leve.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.