Topo

'Sem João': Igrejas evangélicas adaptam festa junina com forró gospel

Igrejas evangélicas fazem adaptações nas festas juninas - Divulgação/Bola de Neve Church
Igrejas evangélicas fazem adaptações nas festas juninas Imagem: Divulgação/Bola de Neve Church

Do UOL, em São Paulo

27/06/2023 04h00

A festa junina é marcada pela religiosidade católica — o que pode afastar o público evangélico de uma das celebrações mais tradicionais do país. Algumas denominações evangélicas, porém, decidiram adaptar o festejo para o universo gospel. A realização da festa junina não é um consenso entre os fiéis de igrejas evangélicas.

Além do catolicismo, a celebração da festa junina traz elementos de festa pagã, como os cultos solares — que aconteciam na Antiguidade nos dias de solstício de verão no hemisfério Norte — e sincretismos religiosos.

Por essas características, e por compreenderem que existe devoção a santos (São João, Santo Antônio e São Pedro) muitas igrejas evangélicas rejeitam os festejos juninos. Há orientações de pastores sobre a realização da festa.

"Comer pipoca, canjica, dançar quadrilha, e demais atividades da festa não é nada, pois os santos que a Igreja católica adora durante estas festividades não ressuscitaram, portanto, estão dormindo assim como os demais falecidos", escreveu nas redes sociais o pastor de uma igreja evangélica do Rio, em junho deste ano, sobre as festas juninas.

Ele completou a mensagem orientando que os fiéis se abstenham da festividade.

Porém, é certo que quem participa de uma festa a um santo está comumente participando da adoração a esse santo, e para não sermos confundidos com seus adoradores, é prudente que o crente se abstenha completamente desta festa e suas atividades.

'Sem João'

Bola de Neve - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Festa julina do Bola de Neve Church, de Campinas (SP)
Imagem: Reprodução/YouTube

Algumas comunidades evangélicas, por sua vez, optaram por readaptar a tradição para incluí-la no calendário oficial. A Bola de Neve Church de Campinas (SP), por exemplo, realizará o 14.º evento julino neste ano.

Em celebrações promovidas pelas igrejas evangélicas, nem sempre a fogueira é acesa, os santos não existem e as bebidas não incluem álcool. O forró pode fazer parte da programação, com música gospel.

Há comunidades ainda que chamam os festejos juninos de "Sem João, com Cristo", como é o caso de uma festa promovida por um grupo religioso no Recife no dia 24 de junho deste ano.

Outras igrejas mudaram o nome para "festa caipira" ou "festa country", como o Templo Labaredas de Fogo, em Ananindeua (PA), que promete "toques country" na programação.

Há denominações que optam por fazer retiros durante o período, como é o caso da Igreja do Evangelho Quadrangular, em Camaçari (BA). O evento ocorreu durante o Dia de São João (24 de junho) e foi denominado como "Retiro Sem João", em alusão à data festiva.