Conteúdo publicado há 11 meses

Vídeo mostra momento exato da explosão de silo em Palotina (PR); assista

Uma câmera de segurança capturou o momento da explosão ocorrida na tarde de ontem na cooperativa agroindustrial C.Vale, que deixou ao menos oito mortos em Palotina, no Paraná.

O que aconteceu:

O vídeo mostra quando uma cortina de fogo e fumaça sobe sobre o céu da cidade. Embora a gravação não tenha áudio, é possível perceber o impacto da explosão.

Folhas e galhos de árvores balançam logo após a explosão no silo, que armazenava grãos de milho. A câmera chega a tremer levemente.

Órgãos mobilizados

Hoje, o governador em exercício do Paraná, Darci Piana, visitou o local do acidente ao lado do prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti. Também estavam presentes representantes da C.Vale.

Até a última atualização, às 15h, o Corpo de Bombeiros continuava com a operação de busca pela última vítima desaparecida. Ao todo, oito pessoas morreram, sendo sete haitianos e um brasileiro, e outras 11 ficaram feridas. Elas seguem internadas em diferentes regiões do Estado.

Ainda hoje são aguardadas três transferências de pacientes: duas vítimas internadas em Cascavel e outra em Palotina devem ser levadas para o Hospital Universitário de Londrina. Dois pacientes vão para a UTI, e um para a enfermaria.

A polícia civil e a polícia científica trabalham para determinar as causas do incidente. Um equipamento scanner 3D e um drone de grande resolução estão sendo empregados para periciar o local da explosão, conforme a gestão estadual.

Estrondo foi ouvido a quilômetros

A explosão ocorreu em um túnel de transporte de grãos, por volta das 16h50 de quarta (26), mas a causa ainda não foi identificada, segundo a C.Vale informou em comunicado. A cooperativa ressaltou que a "prioridade" é a "integridade dos colaboradores atingidos e seus familiares".

Continua após a publicidade

O silo estava sendo usado para armazenar milho. A explosão também destruiu parcialmente outros dois silos, segundo os bombeiros.

Funcionários da cooperativa estavam fazendo a manutenção na estrutura quando a explosão ocorreu. O estrondo foi ouvido a quilômetros de distância e provocou a quebra de vidros de janelas de imóveis em bairros próximos.

Os Bombeiros foram acionados por volta das 17h. Uma força-tarefa com 11 viaturas, mais de 35 socorristas e cães de Palotina, Cascavel e Toledo foi mobilizada para conter as chamas e socorrer os feridos.

Como o silo ameaçava ruir, foi preciso escorar a estrutura, inicialmente, para depois ingressar com segurança e procurar os desaparecidos, de acordo os Bombeiros.

Equipes aeromédicas e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também foram enviadas para o local da explosão parar socorrer as vítimas, segundo a Consamu (Consórcio de Saúde Intermunicipal Samu Oeste).

Susto dentro e fora de cooperativa

Relatos de tremores após a explosão foram feitos nas redes sociais por quem estava no município na hora do impacto.

Continua após a publicidade

eu moro na saída pra toledo e aqui tremeu tudo

-- andressa (@cubott) July 26, 2023

Sou de palotina , minha casa tremeu toda

-- Manifesto Brasil (@oesteracers) July 27, 2023

Os moradores já estão estimando os prejuízos físicos. Um deles diz que a explosão provocou danos à entrada de sua residência.

Eu moro aqui do lado, quebrou vidro do poço de luz e amassou minha porta. Prejuízo gigante

-- Luiz pior que antes (@luiz_henriq777) July 26, 2023

O que diz a empresa?

A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.

Continua após a publicidade

No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas. Todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.

Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade.
C.Vale, em comunicado oficial

*Com Estadão Conteúdo

Deixe seu comentário

Só para assinantes