Esse conteúdo é antigo

Ministério Público denuncia três homens por morte de PM da Rota no Guarujá

O MPSP (Ministério Público de São Paulo) denunciou hoje três homens pela morte do policial militar da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) Patrick Bastos dos Reis, em 27 de julho, no Guarujá (SP).

O que aconteceu:

O trio foi denunciado por homicídio e também deve responder pela prática de tentativa de homicídio contra três outros agentes que estavam na direção dos disparos durante a ação da Polícia Militar na área.

Os homens ainda foram denunciados por crimes relacionados ao tráfico de drogas, mas o MPSP não detalhou quais seriam esses delitos. A denúncia ocorre após a Polícia Civil indiciar os suspeitos no último sábado (5).

Se condenados, cada um dos acusados pode pegar até 65 anos de prisão, segundo os promotores designados pela Procuradoria-Geral de Justiça para apurar todos os fatos relacionados à Operação Escudo.

Na peça acusatória, os promotores ainda pediram a "fixação de valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, inclusive a título de dano moral, tomando-se por base o valor total do prejuízo". Os nomes dos acusados não foram divulgados pelo MPSP.

Na semana passada, o Ministério Público instaurou procedimentos para investigar como ocorreram todas as mortes registradas no âmbito da operação, incluindo as mortes por intervenção policial e um inquérito para apurar eventuais atos contra os Direitos Humanos na ação.

Operação Escudo deixou 16 mortos até agora

O soldado Reis foi morto durante patrulhamento na comunidade Vila Júlia. Os policiais militares do 1º Batalhão de Choque faziam patrulhamento de rotina na região quando foram atacados por criminosos armados que efetuaram disparos de arma de fogo.

A Baixada Santista tem sido alvo de uma onda de assassinatos desde então. Pelo menos 16 pessoas morreram após a polícia iniciar a Operação Escudo. Mesmo depois da denúncia do MPSP, a ação policial permanece na área.

Continua após a publicidade

Nesta segunda-feira, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) divulgou que, desde começo do ano, 12 policiais ficaram feridos e sete morreram durante ataques de criminosos na Baixada Santista, litoral de São Paulo, incluindo o soldado Patrick Reis.

A Operação Escudo reuniu policiais de diversas regiões e prendeu os envolvidos na morte do policial militar e de outros envolvidos no crime organizado, segundo informou a pasta em nota.

Até o momento, 181 pessoas foram presas e quase meia tonelada de drogas e 22 armas foram apreendidas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.