Vítimas de queda de avião viajavam para pesca esportiva, diz governo do AM

O avião que caiu na tarde deste sábado em Barcelos (AM) levava turistas brasileiros que eram praticantes de pesca esportiva, segundo o governo do Amazonas. Os corpos dos mortos no acidente ainda passarão por identificação.

Nós fizemos o levantamento preliminar, e volto a dizer, os dados são todos preliminares. Essa realidade vai ser esclarecida amanhã. Mas, a princípio, todos são turistas brasileiros.
Vinícius Almeida, secretário de segurança pública do Amazonas, em entrevista coletiva

O que aconteceu

Acidente deixou 14 mortos. Não houve sobreviventes após a queda do avião, que tinha capacidade para 18 pessoas e levava 12 passageiros, piloto e copiloto. Ainda não foram divulgados oficialmente os nomes das vítimas.

Aeronave decolou de Manaus. O acidente teria ocorrido no momento em que o avião se aproximava do pouso, no aeroporto de Barcelos, a 400 quilômetros da capital amazonense.

Devido às péssimas condições climáticas, duas aeronaves retornaram para Manaus e o piloto do avião decidiu tentar o pouso.
Defesa Civil do Amazonas, em nota oficial

Prefeito de Barcelos afirmou que vítimas vieram de Brasília. Em entrevista ao programa de TV Brasil Urgente, da Band, Edson de Paula Rodrigues Mendes disse que turistas haviam vindo "de Brasília para Manaus, e de Manaus para Barcelos".

Os corpos foram levados para uma escola municipal. Amanhã devem ser encaminhados à capital para serem entregues às famílias. No início da manhã de domingo (17), uma aeronave da aeronáutica vai para o local com representantes da Polícia Civil, bombeiros e governo de Estado.

A aeronave pertencia à Manaus Aerotáxi. A empresa estava regular e tinha permissão para atuar em táxi aéreo, segundo registro da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

A FAB foi acionada para realizar perícia no local. A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do SERIPA VII (Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) realizarão o trabalho.

Continua após a publicidade

Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
FAB, em nota

A Manaus Aerotáxi informou que "aeronave e tripulação envolvida no sinistro atendiam a todas as exigências da autoridade de aviação civil". "Estamos comprometidos em esclarecer todos os detalhes relacionados a este acidente. Contamos com o respeito à privacidade dos envolvidos neste momento difícil e estaremos disponíveis para prestar todas as informações necessárias e atualizações à medida que a investigação avançar. Nossos pensamentos e orações estão com todos os afetados por este trágico ocorrido", afirmou a empresa, em nota.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.