Tales: Brasil deve repensar todas as forças policiais, não só a PRF
Colaboração para o UOL, em São Paulo
18/09/2023 14h05
O colunista do UOL Tales Faria disse no UOL News que "tende a concordar" com o ministro do STF Gilmar Mendes, que afirmou que a existência da PRF (Polícia Rodoviária Federal) deve ser "repensada".
A fala do ministro aconteceu após Heloisa dos Santos Silva, 3, morrer neste sábado (16), no Rio de Janeiro. Ela foi baleada durante ação da PRF e não resistiu após nove dias internada em estado grave.
A Polícia Rodoviária Federal é uma das mais despreparadas do grupo de policiais federais e estaduais. Certamente está no topo da linha das mais violentas.
Tendo a concordar com o Gilmar [Mendes] de que é o caso de se repensar a existência dela. Proliferaram muitas polícias federais: tem Polícia Legislativa Federal, Polícia Judiciária Federal e entre outras, que é coisa de dar cargos administrativos. Todo esse aparato policial precisa ser repensado.
Precisa realmente passar a borracha ali. Mais do que isso, é toda a forma de lidar dos policiais contaminada pelo bolsonarismo. Agora, não é só o bolsonarismo, tem os casos da Bahia, que é um absurdo as mortes de lá.
O governo federal atual dá argumentos ao bolsonarismo, porque é tudo a mesma coisa. Estão agindo da mesma maneira. Precisa ser repensado, reorganizado, reensinada e reeducada toda a polícia desse país, especialmente a dos órgãos federais.
O caso
Heloísa foi baleada dentro do carro da família em Seropédica, na Baixada Fluminense, no último dia 7. Os familiares disseram que os tiros partiram da polícia, que afastou três agentes. No carro, estavam a menina, os pais, a irmã e uma tia.
O agente da PRF Fabiano Menacho Ferreira disse em depoimento que disparou contra o carro "depois que ouviu o barulho de tiro", segundo a TV Globo. De acordo com o policial, ele e dois colegas começaram a perseguir o veículo após constatarem que o automóvel era roubado.
A PRF afastou três policiais e diz que a Corregedoria apura o caso. Em nota, a corporação afirma que os agentes também passarão por avaliação psicológica e expressa "profundo pesar" pela situação.
O diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, disse que os agentes são proibidos de atirar contra automóveis, mesmo em caso de fuga. Segundo ele, qualquer excesso cometido por parte de agentes não tem apoio do presidente Lula (PT), nem do ministro da Justiça, Flávio Dino, e nem dele.
Madeleine: Guajajara não caiu na 'idiotização' de mocinhos e vilões sobre marco temporal
A comentarista Madeleine Lacsko elogiou a atuação da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.
A ministra comentou no UOL Entrevista que a instituição do marco temporal não resolveria o conflito histórico entre indígenas e ruralistas, e que aposta que a maioria do STF ficará contra a tese.
A ministra está caminhando com muito equilíbrio e pragmatismo em uma briga em que ela nem está no meio, que é a briga do Congresso Nacional com o STF.
Eu vejo Sonia Guajajara se equilibrando muito bem porque não caiu nessa idiotização nacional que a gente tem de que no marco temporal um é mocinho e outro é bandido, é o Batman e o Pinguim. Brasil virou um grande filme da Disney com adultos imbecilizados.
Ela sai bem disso, vai mostrando o que é o que e relação de causa e consequência. Ela é uma grata surpresa, pois o partido dela costuma ser bem infantilizado.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa: