Conteúdo publicado há 9 meses

Gilmar diz que existência da PRF deve ser 'repensada'; Lula critica agentes

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), escreveu hoje, em publicação no "X" - antigo Twitter - que a existência da PRF (Polícia Rodoviária Federal) deve ser "repensada" após uma menina de 3 anos ser morta por agentes da instituição. Heloisa dos Santos Silva morreu neste sábado (16) no Rio de Janeiro, após ter ficado nove dias internada em estado grave.

O que aconteceu

O ministro escreveu que a PRF "protagoniza episódios bárbaros" e que, "nas horas vagas, envolve-se com tentativas de golpes eleitorais". Gilmar Mendes também cita a morte de Genivaldo de Jesus Santos, vítima de agentes da PRF em maio do ano passado.

"Um órgão policial que protagoniza episódios bárbaros como esses - e que, nas horas vagas, envolve-se com tentativas de golpes eleitorais -, merece ter a sua existência repensada. Para violações estruturais, medidas também estruturais", escreveu o ministro do STF.

As supostas "tentativas de golpes eleitorais" citadas pelo magistrado na publicação se referem as mais de 500 operações em várias estradas do país, com maior foco no Nordeste, realizadas pela PRF no dia do segundo turno das eleições do ano passado. Em agosto, o UOL revelou que registros do GSI mostram que o ex-diretor da PRF se reuniu no dia 30 de outubro no Palácio da Alvorada com o então presidente Jair Bolsonaro (PL) antes do encerramento da votação.

O presidente Lula (PT) também foi à rede social lamentar a morte de Heloisa dos Santos Silva e criticar os agentes envolvidos no caso. "Atingida por tiros de quem deveria cuidar da segurança da população. Algo que não pode acontecer. A dor de perder uma filha é tão grande que não tem nome para essa perda. Não há o que console. Meus sentimentos e solidariedade aos pais e demais familiares".

Criança baleada

Heloisa dos Santos Silva foi baleada na nuca e no ombro durante uma ação da PRF na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Ela morreu hoje, após ter ficado nove dias internada em estado grave. A informação foi confirmada pela prefeitura de Duque de Caxias (RJ), que informou que a criança morreu após uma parada cardiorrespiratória irreversível.

Continua após a publicidade

Genivaldo de Jesus Santos morreu no dia 25 de maio de 2022 em Umbaúba (SE). Na ocasião, ele foi abordado em uma blitz da PRF enquanto pilotava sua moto na BR-101. Segundo os policiais, ele estaria sem capacete. Ao ser questionado, teria tentado explicar que tomava remédios para distúrbios psiquiátricos, o que foi confirmado pelo sobrinho que o acompanhava, Wallison de Jesus. Ao chamarem reforços, os policiais começaram uma série de agressões. Genivaldo foi jogado em um porta-malas da viatura da PRF, sob fumaça intensa. A cena foi registrada em vídeo pelos celulares de testemunhas presentes.

Deixe seu comentário

Só para assinantes