Esse conteúdo é antigo

Onda de calor no Brasil: Inmet faz alerta de 'grande perigo' para 9 estados

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu hoje alerta de "grande perigo" para nove estados por conta da onda de calor que atinge o Brasil.

O que aconteceu

Os estados para os quais foi emitido o alerta são: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins. O aviso vale até às 18h de domingo (24).

Outros quatro estados também estão com alerta, mas laranja, para calor e baixa umidade: Maranhão, Bahia, Piauí, Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Segundo o Inmet, a emissão de alerta de grande perigo significa que estão previstos "fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional". Nessa categoria, o instituto pede que a população se prepare, inclusive, com medidas de emergência.

Níveis de alerta do Inmet

Alerta amarelo. Perigo potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.

Alerta laranja. Perigo. Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

Alerta vermelho. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

Termômetros podem ultrapassar 40°C em algumas cidades

Quem já consultou as previsões de temperatura para os próximos dias levou um susto: a estimativa é de que, em algumas cidades, os termômetros ultrapassem 40º C —no fim do inverno.

Continua após a publicidade

O pico do calor em praticamente todo o país deve ocorrer entre o fim desta semana e o começo da próxima.

As previsões valem para todo o Brasil: nenhuma das cinco regiões deverá ser poupada, de acordo com o MetSul Meteorologia, que classificou o episódio como "excepcional". Pode haver quebra de recorde de temperatura para o mês de setembro.

Centro-Oeste é o mais afetado

A região mais afetada deve ser a de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a maioria das cidades pode ter temperaturas que superem os 40º C. Os municípios da região do Pantanal devem registrar temperaturas ainda mais elevadas —entre 43º C e 45º C.

Entre as capitais, Cuiabá deve ser a mais quente, segundo o Inmet.

Sudeste também terá altas temperaturas

O Rio de Janeiro pode chegar aos 40ºC no próximo fim de semana, explica a Climatempo.

Continua após a publicidade

Em Minas Gerais, as regiões mais atingidas pelo calor são a do Triângulo Mineiro e o noroeste do estado.

Já em São Paulo, cidades do interior podem alcançar os 40º C, com destaque para as regiões oeste, noroeste e norte do estado. Segundo a Climatempo, cidades do interior paulista podem ter "vários dias" com temperatura na casa dos 40°C.

Na capital paulista, os termômetros podem marcar de 37ºC a 39ºC, segundo o MetSul. O pico de calor é esperado para o próximo fim de semana, de acordo com a Climatempo.

Outros estados também devem bater os 40º C. São eles: Paraná, Goiás, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão, além do Distrito Federal. Em algumas localidades, o calor deve se estender pela próxima semana.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.