Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Teto da estação Osasco, da linha 9-Esmeralda, desaba após chuva

Uma parte do teto da estação Osasco, da linha 9-Esmeralda, cedeu hoje após a chuva que atingiu São Paulo. A ViaMobilidade, que opera a linha privada, diz que não há risco aos passageiros que passam pela estação.

O que aconteceu

Um vídeo publicado em redes sociais e confirmado pelo UOL mostra o exato momento do rompimento, que assusta os passageiros da estação. Uma grande quantidade de água cai repentinamente.

O incidente ocorreu por volta das 16h40 e atingiu "parte do forro de gesso" do teto da estação, que cedeu devido à água da chuva, diz a ViaMobilidade.

A concessionária diz que não havia "circulação de passageiros no local" e que funcionários operam na manutenção do espaço. Veja a íntegra da nota da concessionária:

Por volta de 16h40, uma parte do forro de gesso do teto da Estação Osasco, da Linha 9-Esmeralda, cedeu por conta do peso da água da chuva. Não havia circulação de passageiros no local, que foi isolado imediatamente. Equipe de manutenção da ViaMobilidade realiza manutenção no espaço, que não oferece risco aos clientes.

Falhas na linha-9 chamam atenção do Ministério Público

Entre ontem e hoje, a linha apresentou 27 horas de falha após uma pane elétrica. A falha aconteceu no mesmo dia da greve dos metroviários, dos funcionários da CPTM e da Sabesp.

A ViaMobilidade afirmou que os passageiros foram orientados por agentes de atendimento e atendidos por ônibus da operação Paese. "A circulação de trens sofreu paralisação e operou com trechos em via única", disse a empresa.

O MP quer saber se houve falha da concessionária ou sabotagem. Um ofício será entregue ao delegado Pablo Baccin, que investiga o caso.

Continua após a publicidade

Levantamento feito pelo UOL mostrou que a linha 9-esmeralda lidera o ranking de falhas entre as linhas privatizadas. Desde janeiro de 2023, foram registradas 23 falhas só neste ramal.

A concessionária não se preparou para assumir a concessão, diz o MP. Entre os problemas encontrados, está a falta de manutenção na via férrea, além das falhas no sistema elétrico.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.