Vídeo mostra helicóptero da polícia atingido em ação contra o tráfico no RJ
Dois helicópteros da polícia do Rio de Janeiro foram atingidos por tiros durante uma operação contra traficantes na zona norte do Rio, na manhã de hoje. Um vídeo mostra o momento em que uma das aeronaves faz um pouso forçado após os disparos de criminosos no Complexo da Penha.
O que aconteceu
As imagens mostram a fumaça saindo da aeronave. Uma policial se feriu ao ser atingida por estilhaços em um dos helicópteros — ela não precisou ser hospitalizada.
As duas aeronaves atingidas eram blindadas e faziam parte da Operação Maré, deflagrada na manhã de hoje. Um deles foi da Polícia Civil; o outro, da PM.
As forças de segurança minimizaram os danos causados pelos tiros em conversa com jornalistas pela manhã.
Nossas aeronaves estão preparadas, nossa tripulação é extremamente técnica. Seguindo o protocolo da aviação, elas são obrigadas a pousar para avaliar o dano causado.
José Renato Torres, secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro
Balanço da operação
A operação conjunta das polícias conta com mil agentes para cumprir mandados de prisão contra 100 pessoas no Complexo da Maré, segundo a Polícia Civil. No toral, 9 pessoas foram presas — 3 delas em flagrante. Há também um PM entre os detidos.
A expansão da operação para o Complexo da Penha (onde fica a Vila Cruzeiro) e a Cidade de Deus ocorreu após o serviço de inteligência da polícia detectar a movimentação dos chefes das organizações criminosas da Maré.
A ação teve uma carga de drogas avaliada em mais de R$ 15 milhões apreendida pelos agentes. Foram descobertos dois laboratórios de drogas no Complexo da Maré, segundo balanço parcial da operação.
A polícia também apreendeu mais de cem quilos de pasta base de cocaína em um galpão na Vila Cruzeiro e fuzil próximo a uma escola na Maré. Os agentes também localizaram dezenas de carregadores, munições e artefatos explosivos.
Os agentes removeram 29 toneladas de barricadas nas favelas da Maré. A polícia ainda não revelou quem foram os presos.
O uso de ferramentas tecnológicas facilitou a apreensão de materiais ligados a entorpecentes. Não tivemos nenhum morador ferido. A operação é permanente e intensiva.
José Renato Torres
Houve registro de tiros, barricadas pegando fogo e presença de pelo menos cinco veículos blindados na comunidade de Vila Cruzeiro.
A operação ocorre dias após as mortes de três médicos em uma execução na Barra da Tijuca na madrugada da quinta-feira. Os assassinatos em questão seriam obra do crime organizado, segundo as investigações da polícia.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberA suspeita da polícia é de que o crime tenha ocorrido por engano e o alvo dos tiros fosse outro homem, filho de um miliciano, confundido com um dos médicos no local.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.