Polícia do Rio faz nova operação na Maré e moradores relatam tiroteio
Do UOL, em São Paulo
16/10/2023 07h16Atualizada em 16/10/2023 10h45
As policiais civil e militar do Rio de Janeiro fazem hoje uma nova operação em comunidades do Complexo da Maré.
O que aconteceu:
A PM diz que foi recebida a tiros e que um suspeito foi baleado e socorrido. Ele morreu no Hospital Getúlio Vargas e uma arma foi apreendida.
Moradores relatam tiroteio intenso desde as primeiras horas da manhã. A operação acontece nas comunidades Vila dos Pinheiros, Vila do João, da Salsa e Merengue e do Conjunto Esperança.
Segundo a polícia, o objetivo da ação é a "prisão de criminosos, a retomada de territórios, além da apreensão de armas e drogas, bem como a remoção de barricadas dos acessos ao conjunto de comunidade".
A polícia ainda não divulgou o número de prisões.
Na semana passada, policiais do Bope fizeram uma megaoperação para combater o crime organizado na Maré. Entre os alvos, estão lideranças do Comando Vermelho, facção criminosa ligada ao atentado que deixou três médicos mortos e um ferido após um deles ser confundido com um miliciano rival.
Durante a operação, um complexo esportivo na Maré, que era usada pelo tráfico para treinamento de combate, foi recuperado por policiais.
A Força Nacional de Segurança começa a atuar hoje no Rio. Serão 150 agentes para fazer operações nas rodovias. O envio da Força Nacional atende a um pedido feito no fim de setembro pelo governador do Rio, Cláudio Castro (PL), diante da crise de segurança no estado.