Vai ter greve no Metrô SP amanhã (25/10)? Entenda nova assembleia

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo anunciou a realização de uma nova assembleia amanhã (25). Não há previsão de greve ou paralisações dos serviços do Metrô de São Paulo ao longo desta quarta-feira.

O objetivo anunciado pela entidade é "organizar a luta contra demissões, privatizações e terceirizações". A assembleia foi anunciada após a confirmação da punição de nove operadores de trem por faltas graves durante uma paralisação surpresa no último dia 12.

Cinco funcionários foram demitidos, um foi suspenso por 29 dias e outros três, que têm estabilidade sindical, foram suspensos sem remuneração até serem submetidos a inquérito no TRT (Tribunal Regional do Trabalho).

De acordo com o Governo de São Paulo, as punições foram baseadas em provas que indicaram "conduta irregular dos nove profissionais" na paralisação de 12 de outubro. A direção do Metrô avaliou que o movimento descumpriu a lei, uma vez que foi implementado "sem aviso prévio e sem qualquer autorização".

As punições não têm relação, segundo o Metrô, com a greve que paralisou o serviço de diversas linhas no último dia 3.

O Sindicato dos Metroviários classificou a decisão como "intempestiva" e "arbitrária" e afirmou que a medida é uma tentativa de "enfraquecer a categoria".

"O governador pune, demite e persegue trabalhadores que estão batalhando em defesa dos serviços públicos." afirmou Camila Lisboa, presidente do Sindicato, pelas redes sociais. "Amanhã, teremos uma Assembleia para organizar a luta e a resistência contra esses absurdos", completou.

Na convocação da assembleia desta quarta-feira divulgada pela entidade não há menções diretas à discussões sobre possíveis novas paralisações.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.