Helicóptero achado após 12 dias: 'Busca muito complexa', diz especialista
A dificuldade de acesso ao local onde foi encontrado o helicóptero desaparecido em Paraibuna (SP) tornaram as buscas muito complexas, afirma o colunista do UOL Alexandre Saconi. Nenhum dos ocupantes sobreviveu à queda.
O local onde aconteceu a queda é de difícil acesso. É uma região com neblina. Tem que haver várias interrupções pela segurança das equipes de resgate, que não podem voar em uma altitude tão baixa e em região de serra. É um processo de busca muito complexo. Alexandre Saconi, colunista do UOL
Saconi ressaltou a necessidade de investigar o tipo de serviço que o piloto Cassiano Tete Teodoro estava prestando. Ele estava sem licença para operar táxi aéreo e a Anac afirmou que Cassiano tinha "amplo histórico de irregularidades".
É preciso analisar a questão jurídica e se ele tinha autorização para fazer um transporte desse tipo, remunerado ou não. O que temos de concreto é que a aeronave não poderia fazer táxi aéreo.
Quanto aos problemas que ele tem, há uma polêmica muito grande. Ele não deixa de ser um piloto pela suspensão administrativa. Dentro da aviação, seguir as regras é algo importante. Em uma investigação de acidente aeronáutico, é ponderado se a pessoa tem capacidade, se obedece a normas, regras e procedimentos.
Se a pessoa não seguir as normas da aviação, isso é um fator preponderante. Não quer dizer que ela não consiga decolar e descer um helicóptero, mas não seguir as regras pode colocar em risco a vida das pessoas e causar um acidente. Alexandre Saconi, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Veja a íntegra do programa:
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.