Ventania e granizo: Brasil tem previsão de chuva para a maior parte do país
A previsão para os próximos dias é de chuva em todo o país, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul estão com alerta vermelho para grande perigo de tempestades nesta quarta-feira (17).
Chuva, granizo e ventos
A previsão é de chuva acima dos 100 milímetros por dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Há ainda grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
A previsão mostra chuva, com alerta laranja de perigo, para outras regiões de Santa Catarina, como Joinville. Há risco de chuva forte, granizo e ventos intensos. No Paraná, também podem ocorrer tempestades, de forma mais isolada, em função do calor e da umidade.
A instabilidade no Sul ocorre devido a uma ampla área de baixa pressão atmosférica em superfície que favorece o calor e alta umidade. Essa configuração potencializará as áreas de instabilidade entre a Argentina e o Uruguai que, posteriormente, avançam sobre parte da Região Sul do Brasil.
As chuvas no Sul devem perder a força a partir da quinta-feira (18), quando o sistema de baixa pressão atmosférica se desloca para o mar, mas ainda deixa o tempo instável entre Santa Catarina e no Paraná, especialmente nas áreas do leste e norte desses estados.
Há ainda alerta amarelo, de "perigo em potencial", para chuvas intensas em áreas que vão desde o estado de Amazonas até São Paulo e parte do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O que significa cada alerta?
O alerta vermelho significa risco muito alto, com situação meteorológica de grande perigo. Nesse alerta, a população precisa ouvir as orientações e tomar uma atitude de emergência.
No laranja, o grau de risco aumenta para alto. Por isso, as pessoas têm que ficar vigilantes e devem seguir os conselhos das autoridades. Quando o alerta amarelo é anunciado, quer dizer que existe um risco moderado, com potencial de tornar-se perigoso.
Chuva atinge todas as regiões do Brasil
O Inmet divulgou a previsão do tempo até a próxima segunda-feira (22), incluindo regiões sem ser o Sul do país:
Região Norte
Pancadas de chuvas no Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Não se descartam pancadas de chuvas isoladas no Acre e Rondônia. Já em Roraima, são previstos menores acumulados.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberRegião Nordeste
Chuva em áreas do Maranhão, Piauí e noroeste da Bahia que podem superar os 50 milímetros, com raios, rajadas de ventos e trovoadas. A previsão descarta chuva isolada em áreas dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco no decorrer da semana. No interior, a previsão é de pouca chuva, porém, no Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), devem ocorrer acumulados de chuva acima de 30 milímetros.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste
São previstas chuvas intensas, com volumes maiores que 60 milímetros, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas, principalmente no centro-norte do Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo e sul Mineiro. No Espírito Santo, norte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e centro-sul do Mato Grosso, há previsão de chuvas com menor volume.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.