Esposa do 'Faraó dos Bitcoins' é presa nos Estados Unidos

A venezuelana Mirelis Diaz Zerpa, esposa do "Faraó dos Bitcoins", foi presa nos Estados Unidos.

O que aconteceu

Mirelis era considerada foragida da Justiça brasileira desde 2021. O marido dela, Glaidson Acácio dos Santos, foi preso na Operação Kryptos, nessa época.

Ela foi detida nesta quarta-feira (24) por permanecer ilegalmente nos Estados Unidos, informou a Polícia Federal. O órgão contou que recebeu a ajuda de autoridades americanas para a prisão.

No Brasil, a venezuelana tem um mandado de prisão aberto pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A defesa de Mirelis afirmou que "uma irregularidade formal no visto" causou a prisão dela e que o decreto de prisão contra ela no Brasil é "ilegal".

Segundo os advogados, a mulher recebeu um habeas corpus no fim de dezembro, que não foi apreciado por causa do recesso.

A defesa de Mirelis Diaz confia que o episódio de sua detenção seja efetivamente exclusivamente em razão de qualquer irregularidade sanável quanto ao seu procedimento de migração.
Andre Hespanhol e Ciro Chagas, advogados de Mirelis, em nota

Mirelis era proprietária de uma empresa de consultoria que fazia contratos de prestação de serviços de investimento em bitcoin em Cabo Frio (RJ). A empresa operava sem autorização do governo prometendo rendimentos fixos e mensais, informou a PF.

Ao longo de seis anos, o casal movimentou R$ 38 bilhões com a empresa. Eles constituíram "extensa rede para lavagem de dinheiro", segundo investigação da PF.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.