'Efeito de ingerir detergente': o que é o ácido sulfônico e quais os riscos
Um acidente com caminhão em Joinville (SC) prejudicou fornecimento de água na cidade. A carga de ácido sulfônico foi despejada no rio que abastece a cidade. Segundo a prefeitura, a situação já está sendo normalizada.
O que é o ácido sulfônico?
Ácido sulfônico 90% (nome oficial do composto) é uma substância usada na indústria para produção de corantes, pigmentos, polímeros, produtos farmacêuticos, detergentes, desengraxantes e limpadores multiúso.
Os efeitos são os mesmos de quem ingerisse detergente. A companhia de água de Joinville admite que a água captada tem uma baixa concentração dessa substância. Em quantidades maiores poderia causar irritação do solhos, pele, trato respiratório, digestivo, tosse, cefaleia, náusea, vômito, diarreia e fadiga.
João Guilherme Poço, professor de engenharia química da FEI (Fundação Educacional Inaciana)
O termo acido sulfônico recebeu grande volume de buscas entre ontem (29) e a manhã desta terça-feira (30), segundo o Google Trends, ferramenta que "mede" tendências de itens mais procurados.
O que aconteceu
Um caminhão com ácido sulfônico tombou na manhã de segunda (29) na via SC-418, na Serra Dona Francisca. A carga chegou ao rio Cubatão, que passa pela região, e o abastecimento na cidade foi comprometido.
Para evitar danos, a Defesa Civil de Santa Catarina orientou que população diminua o consumo de água da região tanto por humanos tanto para animais. O órgão enviou alertas via SMS para moradores de Joinville e Araquari, próximo à região atingida.
A estação de tratamento de água de Joinville foi fechada temporariamente, deixando de receber água do rio Cubatão, até a manhã desta terça. A prefeitura de Joinville disse que o abastecimento começou a ser normalizado no fim da manhã de terça (30). A estação de tratamento voltou a funcionar, após análises comprovarem que a água tratada está "potável e dentro dos parâmetros recomendados para consumo".
Locais mais próximos ao reservatório terão abastecimento restabelecido ainda hoje. Já em locais mais afastados, como regiões de mais altas, isso deve ocorrer até quarta-feira (31). Mesmo assim, a prefeitura de Joinville sugere que cidadãos mantenham o consumo consciente de água, evitando lavar roupas, calçadas ou veículos.
Deixe seu comentário