Câmera corporal grava PM da Rota sendo baleado em Santos; ele morreu ontem
A câmera corporal do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo, morto em Santos durante um patrulhamento ontem, capturou o momento em que ele é atingido.
O que aconteceu
Imagens mostram o soldado acompanhado de mais dois policiais da Rota. Eles andam até o final de uma rua estreita entre casas.
Em um momento, o soldado Cosmo volta sozinho e entra em uma viela, onde saca a arma. Logo depois, ele encontra um homem no cruzamento entre dois becos, é rapidamente atingido e cai no chão.
É possível ver as roupas do suspeito de atingi-lo. De moletom azul, bermuda e chinelos, ele volta para a viela. O vídeo é interrompido depois deste momento.
Soldado foi ferido com tiro no olho; ele foi levado à Santa Casa de Santos em estado gravíssimo e morreu à noite. O crime ocorreu por volta das 17h30 da sexta-feira (2), na avenida Brigadeiro Faria Lima, no bairro Rádio Clube.
Cosmo atuou na Operação Escudo. Na noite de 27 de julho do ano passado, o soldado se envolveu em uma ocorrência na Comunidade da Prainha. Ele e a equipe de Rota faziam patrulhamento e disseram ter trocado tiros com três suspeitos, sendo que um deles foi alvejado e dominado e os outros dois fugiram.
Soldado foi enterrado hoje na cidade de São Paulo. Após velório na sede da Rota realizado na parte da manhã, a cerimônia de sepultamento de Samuel Wesley Cosmo ocorreu no Cemitério do Araçá, zona oeste de São Paulo.
O ex-presidente Jair Bolsonaro esteve presente no enterro. Segundo a assessoria do governo de SP, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, também foram ao local.
Governo promete operação para prender autor do crime
"Soldado foi vítima da ação de criminosos durante patrulhamento", disse Tarcísio. O governador declarou que os responsáveis pela morte do agente Samuel Wesley Cosmo serão identificados e punidos.
Nova Operação Escudo na Baixada Santista. Ainda na noite de sexta, a SSP confirmou por meio de nota a ação que visa a identificação e prisão dos suspeitos que atiraram no soldado da Rota.
Além do soldado morto, outro PM foi sequestrado, espancado e roubado, segundo policiais civis informaram ao UOL. Na madrugada desta sexta-feira, o PM Correia, 29, do 45º Batalhão do Interior (Praia Grande), foi sequestrado e espancado na Vila Mirim, na Praia Grande, na Baixada Santista. Ele sofreu fraturas no nariz e continua internado em um hospital da região. Os criminosos roubaram a munição da pistola .40 dele e devolveram a arma.
Polícia Civil investiga se o PCC (Primeiro Comando da Capital) está por trás dessas ações. As suspeitas são de que a facção criminosa está atacando policiais militares em represália à Operação Escudo, que deixou 28 pessoas mortas no ano passado na Baixada Santista após o assassinato do PM da Rota Patrick Bastos Reis, 30, morto a tiros em serviço em 27 de julho de 2023 no Guarujá.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.