Pai de baleado no litoral de SP pediu para PM não atirar: 'Palavra em vão'
O pai de um homem baleado por um policial ontem (9) em São Vicente, na Baixada Santista, afirmou que pediu para o agente não atirar no filho. A declaração foi dada por ele em entrevista à TV Tribuna.
O que aconteceu
Apesar da tentativa, Ricardo de Araújo disse que o PM estava "irredutível". Segundo o relato do pai, o filho dele foi agredido após não seguir ordem de policial que o mandou colocar a mão na cabeça. "Eu pedi para ele: 'Por favor, não atira no rapaz. Eu sou responsável por ele e por todo o grupo. Ele é trabalhador, nós estamos trabalhando. O senhor pode ver o trabalho aí'. Mas a minha palavra foi em vão. Não houve entendimento. Não houve acordo", afirmou Araújo.
Pai disse que polícia não é ruim, mas cobrou PMs mais "equilibrados". "A gente vê polícia constantemente na sua rua. Isso não é ruim. É bom para a segurança da população. Mas quando temos policiais equilibrados, pessoas que realmente não venham com sangue nos olhos querer matar inocente porque um companheiro de farda foi fuzilado. A população não pode pagar por isso. A população está vivendo um clima de terror aqui na Baixada [Santista]", disse.
Araújo e o filho são servidores da Prefeitura de São Vicente. O pai afirmou que os dois faziam um trabalho de rua quando foram abordados pelos policiais. O filho não estava armado no momento da discussão, que foi filmada por moradores da região.
As imagens mostram que o agente atira, inicialmente, na perna do homem e, depois, no tórax. Após o disparo, o filho fica mancando e tenta pegar uma cadeira para se sentar. Nesse momento, o policial apoia a mão no peito do alvo dos disparos, mas tem o braço afastado com um tapa. Na sequência, o policial tenta dar um soco no homem, que avança para tentar revidar. O policial, então, faz um segundo disparo na região torácica.
Baleado foi socorrido pelo Samu e deu entrada na unidade de saúde estável e consciente. A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde, informou que ao chegarem ao local, os profissionais de saúde encontraram uma vítima do sexo masculino, com ferimentos por arma de fogo na região torácica e no membro inferior esquerdo. "Após os primeiros atendimentos, a vítima foi encaminhada para o Hospital do Vicentino, para avaliação médica, onde deu entrada na unidade, estável e consciente."
Governo de São Paulo diz que abriu inquérito para investigar a ocorrência. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), a PM foi acionada para uma ocorrência e que "um homem investiu contra policiais que intervieram", mas o caso não tem relação com a operação de combate ao crime organizado que está em curso na Baixada Santista, disse a pasta.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.