Conteúdo publicado há 1 mês

Enel culpa Sabesp por apagão em SP; estatal nega ter danificado fiação

A concessionária de energia Enel culpou uma escavação realizada Sabesp como causa da queda de energia na região central de São Paulo nesta segunda-feira (18).

O que aconteceu

Ocorrência na rede subterrânea. A distribuidora afirmou que uma escavação realizada pela Sabesp atingiu acidentalmente cabos da rede subterrânea da distribuidora, e causou a interrupção da energia. Em nota, a concessionária disse que deslocou equipes de técnicos e eletricistas ao local para identificar a causa e realizar o reparo da rede.

A Sabesp nega ter danificação a fiação. Em nota, a estatal informou que avaliação preliminar constatou que as obras de manutenção e ligação nos ramais de esgoto não danificaram a rede elétrica subterrânea. "A escavação foi feita manualmente, a partir das 11h, sem deslocamento da fiação", explicou o órgão, ao detalhar que investiga a situação.

Até às 21h de hoje, a energia havia sido restabelecida para 70% dos clientes, diz Enel. Concessionária acrescentou que os bairros afetados são Higienópolis, Bela Vista, Cerqueira César, Santa Cecília e Vila Buarque. Nas redes sociais, moradores publicaram vídeos celebrando o retorno da energia.

A queda de energia foi registrada por volta das 10h30. Moradores também relataram instabilidade em sinal de internet.

Enel ressaltou que disponibilizou geradores para atender um hospital e outros clientes prioritários. "Em função das características envolvendo a rede subterrânea que atende aquela região, as equipes da distribuidora atuaram em parceria com a Sabesp durante toda a tarde", disse Enel em nota.

Santa Casa de São Paulo também foi afetada. Exames e atendimentos ambulatoriais foram cancelados e serão remarcados na unidade de saúde localizada na Vila Buarque. Geradores são usados para abastecer as áreas de internação e emergência, informou o hospital em nota enviada ao UOL.

Onda de calor. A queda de energia ocorre durante uma onda de calor na capital paulista. Na manhã de hoje, os termômetros no centro de São Paulo ficaram em torno dos 33ºC.

Moradores da região reclamaram sobre a falta de energia nas redes sociais:

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes