Pastor fala de horóscopo e é detonado: é pecado evangélico crer em signo?

Os evangélicos, como em outras religiões, têm uma ampla variedade de crenças e práticas. Quando se trata de astrologia, nas perspectivas doutrinárias, a maior parte tende a rejeitar tal crença. Isso ocorre porque a astrologia é frequentemente vista como uma prática que contradiz a fé cristã, que enfatiza a confiança em Deus e não em fenômenos astrológicos ou predições baseadas em estrelas e planetas.

Apesar disso, não é difícil encontrar fiéis da fé evangélica que afirmam também acreditar na relação dos signos com seus temperamentos e influência nas tomadas de decisão. Contudo, o assunto gera polêmica dentro das igrejas.

O que aconteceu:

O pastor Lucas, casado com Tati Moreto, ex-Power Couple, disse acreditar nos signos durante sua participação no "ADsa Cast", programa de entrevistas da Igreja Adsa Brasil.

Acredito. Primeiro, porque é um fato, você pega os perfis pelo seu período de nascimento e é batata [...] Quando Deus foi falar sobre o futuro de Abraão, ele mandou olhar para onde? Para as estrelas. Quando Deus foi dar um sinal para os três magos sobre o nascimento de Jesus, onde estava o sinal? Nas estrelas. Às vezes, o diabo, ou até o homem mesmo, tenta usurpar o que Deus fez.

A fala do pastor repercutiu nas redes sociais e gerou muitas críticas por sua declaração. Uma pessoa comentou: "Analfabetismo bíblico. Malabarismo sem fundamento", outra disse: "Eu até concordaria com ele, porém, seriam duas pessoas falando heresia".

Kenner Terra, teólogo e doutor em ciências da religião explica que embora haja dentro do meio evangélico uma corrente de defesa da relação com a fé e os signos, essa tentativa não é possível de ser validada dentro da perspectiva da fé evangélica.

Todo o cosmo é criação de Deus e, na tradição cristã, a divindade revela sua beleza e poder nele. No entanto, a astrologia e seus derivados, tal qual a relação com horóscopo e seus signos, fazem das realidades cósmicas um espaço de forças místicas, o que não teria adequação com a tradição judaico-cristão.

Kenner ainda diz que um pastor usar as intuições da leitura de signos em suas práticas e atendimentos pastorais seria algo incomum e fora da tradição cristã, mas explica que a crença não é pecado. "O termo pecado não se aplica aqui, o máximo seria um equívoco teológico."

Kenner pontua que embora não haja um texto bíblico que aprove ou não a prática de consulta e crença em signos e horóscopo, "a prática é tratada pela maioria dos evangélicos como algo místico, ligada a religiões de mistério. Algo que não está ligado exatamente nas práticas tradicionais da igreja" e que, como explica o doutor em ciências da religião, em muitos casos, acaba sendo interpretada, dentro da realidade evangélica, como uma espécie de idolatria.

Continua após a publicidade

Lucas, que além de pastor também é cantor e compositor, tendo músicas de sucesso no segmento gospel, como "Pintor do Mundo", "Deus de Detalhes", publicou um vídeo em seu Instagram pedindo desculpas após a polêmica.

Eu estou profundamente triste, por entristecer o coração de Jesus [...] Eu não quero que a imagem de Jesus seja arranhada por causa da minha. Por isso, de maneira muito objetiva, eu estou aqui para dizer que eu estou errado, eu peço perdão pela minha fala, eu volto atrás nesse sentido. [...] Eu estou aqui pra pedir desculpas.

A reportagem fez contato com Lucas, que retornou explicando ter dado a discussão como encerrada. "Falei algo que foi mal colocado e pior interpretado, mas já me retratei sobre isso e pretendo não tocar mais neste assunto."

Deixe seu comentário

Só para assinantes