Micro-ônibus atropela grupo em procissão e deixa ao menos 5 mortos em PE
Ao menos cinco pessoas morreram e várias ficaram feridas após um micro-ônibus atropelar um grupo que participava de uma procissão religiosa no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na tarde deste domingo (31).
O que aconteceu
O motorista teria perdido o controle do veículo e atingido os participantes da procissão. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o veículo parado em uma ladeira e vários corpos na calçada e na rua.
Ao menos cinco pessoas morreram. Entre as vítimas fatais, estão dois homens: Edson Maurício Barbosa, 52, João de Lima, 68. Três mulheres também faleceram. A única que teve o nome divulgado foi Jéssica Kelly Mendonça dos Santos, 21. A identificação das outras duas vítimas, de 51 anos e 66 anos, não foi divulgada.
Ao menos 29 feridos foram levados a unidades hospitalares da Região Metropolitana. No Hospital da Restauração, região central do Recife, nove pessoas seguem internadas - das quais quatro têm quadro de saúde considerado grave e outras cinco estão fora de perigo.
No Hospital Dom Helder Câmara, sete pacientes estão internados. Quatro mulheres, com idades entre 53 e 62 anos, com quadro geral de saúde considerado estável, e três homens, com idades entre 18 e 66 anos. O quadro de saúde deles também é estável.
Uma testemunha relatou que o motorista perdeu o freio do micro-ônibus. "Gente, vocês não têm noção do que aconteceu agora. Uma tragédia. Na ladeira da Adelaide. O homem perdeu o freio a atropelou muita gente. Uma tragédia, uma tragédia. Muita gente, crianças, idosos, descendo a ladeira, e, no momento em que liberaram o micro-ônibus para descer, ele perdeu o freio e acabou atropelando muitas pessoas", contou em um vídeo publicado no Instagram, na página "Eu Curto Marcos Freire".
O motorista fugiu do local. Na manhã da segunda-feira (1º), ele prestou depoimento na Delegacia de Prazeres, localizada no mesmo município do acidente.
O atropelamento ocorreu na Avenida Barreto de Menezes, no trecho conhecido como "ladeira da Adelaide". O grupo participava da 3ª Caminhada Cristo Vive, da paróquia Matriz do Perpétuo Socorro. O evento começou às 16h.
O Samu Metropolitano do Recife informa que foi acionado às 16h57 para a ocorrência. Ao todo, dez ambulâncias do Samu, dos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Moreno, além de viaturas do Corpo de Bombeiros, foram enviadas ao local.
Caso será investigado
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, lamentou o atropelamento em uma publicação nas redes sociais. "Meus sentimentos aos fieis e familiares vítimas do atropelamento ocorrido hoje durante procissão em Jaboatão", escreveu.
Lyra afirmou que a polícia irá investigar o caso. "O Samu e os Bombeiros prestaram socorro imediato e a polícia já está atuando para investigar e punir os responsáveis", acrescentou.
Governo do estado de Pernambuco informou que o caso está sob a responsabilidade da Delegacia de Plantão de Prazeres. "A identificação e localização do motorista é prioridade para a Polícia Civil de Pernambuco. O micro-ônibus integra o transporte complementar da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que concede a permissão", disse o governo, em nota.
A Arquidiocese de Olinda e Recife emitiu nota oficial sobre o acidente. "É com pesar que recebemos a notícia do grave acidente envolvendo um micro-ônibus e vários fiéis da nossa Paróquia do Perpétuo Socorro em Marcos Freire que estavam participando de uma procissão por ocasião da Páscoa, no dia de hoje (31)", diz nota publica nas redes sociais.
Toda Arquidiocese de solidariza com o Padre Paulo, pároco desta parcela do Povo de Deus, bem como com toda comunidade enlutada nesse momento de dor. No ato do acidente, o Pe. Paulo ofereceu os Sacramentos para os envolvidos que foram vitimados e a paróquia está prestando o necessário apoio a todos. Manifestamos nossa solidariedade, nos colocando ao lado de todas as vítimas envolvidas neste acidente, acompanhando-os com nossa oração e nossos esforços. Estamos à disposição para colaborar com as vítimas e seus familiares, auxiliando e contribuindo na superação desta fatalidade. Requeremos das Autoridades Públicas que a situação seja averiguada, com todos os envolvidos no acidente devidamente responsabilizados. Em Cristo Ressuscitado!
Arquidiocese de Olinda e Recife
Deixe seu comentário