Conteúdo publicado há 2 meses

Barragem tem risco de rompimento por causa de chuvas em Caxias do Sul

Uma equipe de engenheiros analisa a possibilidade de rompimento da barragem do Complexo Dal Bó, em Caxias do Sul, devido às fortes chuvas na região.

O que aconteceu

Comportas da barragem estão 100% abertas. A informação foi dada ainda nesta quinta-feira (2) pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul. A porcentagem máxima de abertura das comportas na região no ano tinha sido de 35%, segundo o órgão.

Casas nas proximidades da área de sangria da barragem podem ser alagadas. O espaço foi evacuado pela prefeitura, que afirmou que "não há outra situação de controle" para a área caso as chuvas não cessem.

Fornecimento de água foi afetado por rompimento de adutora no município. Problemas com fornecimento de energia e alagamentos também inferiram no abastecimento do município.

A intenção nossa é segurar para que a água não saia por cima da barragem. Aí sim [se a água sair por cima] pode ser um problema, inclusive com possível risco de rompimento da barragem.
Gerson Panarotto, engenheiro da Samae, em publicação nas redes sociais

Chuvas deixaram ao menos 21 mortos no RS

Pelo menos 21 pessoas morreram desde o último sábado (27) no Rio Grande do Sul por causa das chuvas e enchentes. Os números foram contabilizados pelo UOL, conforme dados de autoridades locais.

Vinte e uma pessoas estão desaparecidas. Ao todo, 134 municípios foram afetados, 9,9 mil pessoas estão desalojadas e 12 ficaram feridas devido às chuvas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes