Vídeo mostra homem emocionado durante resgate de seus quatro cães no RS
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem emocionado sendo resgatado ao lado dos seus quatro cães, no bairro de Humaitá, em Porto Alegre.
O que aconteceu
Imagens mostram homem abraçado com os animais em um barco. Emocionado, ele chora aliviado por estar com os cães. A gravação foi feita pelo empreendedor Maikol Parnol, voluntário que atua no resgate das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Por telefone, ele conversou com o UOL.
Durante o resgate, o tutor dos animais, identificado como Clóvis Magalhães, disse que precisava buscar os seus "quatro filhos". "Esse senhor chegou para nós, dizendo que precisava resgatar os quatro filhos dele, mas ele falou 'só que eu preciso ir junto', falou que tinha feito uma cirurgia e estava com uma bolsa de colostomia, que não poderia molhar", disse Maikol.
O homem entrou no barco com o engenheiro Felipe Schein, também voluntário, e foi até o local onde os animais estavam. "Quando os dois voltaram, a gente viu que os quatro filhos dele eram os cachorros. Foi uma emoção", relatou Maikol.
Equipes governo gaúcho e de voluntários resgataram ao menos 8.636 mil animais ilhados pelas chuvas. Porém, o número deve ser bem maior, já que se formaram diversos grupos de voluntários para o salvamento de cães e gatos que ficaram para trás devido às enchentes que assolam o estado.
Prefeitura abre cadastro para veterinários voluntários
A Prefeitura de Porto Alegre abriu cadastro para selecionar veterinários voluntários para atender os animais abrigados devido à enchente. O formulário pode ser acessado aqui.
Devem ser informados dias, turnos e local disponíveis para o trabalho voluntário. A partir do interesse dos profissionais, a Smap (Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio) entrará em contato. "Precisamos dos veterinários para fazer o primeiro atendimento destes animais e também para alguma demanda mais específica ou urgente que possa ocorrer nos abrigos", explicou o secretário adjunto da Smap, Richard Dias.
Chuvas deixam ao menos 95 mortos no RS
Municípios gaúchos são atingidos há mais de uma semana pelos impactos de tempestades na região. Além de 95 mortos, o estado contabiliza 131 desaparecidos e 372 feridos, segundo informou o governador do RS, Eduardo Leite, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (7).
78% dos municípios gaúchos foram afetados pela chuva. Ao todo, 388 municípios e 1,3 milhão de pessoas foram afetadas pelas tempestades. Há 155.741 desalojados e 48.147 pessoas alocadas em abrigos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.