Aço e titânio: por que avião não é feito do mesmo material que caixa-preta

As caixas-pretas do avião da Voepass, cuja queda matou 62 pessoas em Vinhedo (SP), foram encontradas e tiveram seus dados extraídos. O item, essencial para a investigação do acidente, consegue suportar fortes impactos e tem uma cor diferente da sugerida pelo seu nome.

Mega resistente e laranja

Apesar do nome, a caixa-preta é laranja. A cor chamativa tem um motivo: ela precisa ser facilmente encontrada entre os destroços. Na aeronave, ela costuma ficar localizada na parte traseira, onde, estatisticamente, costuma haver menos danos em desastres aéreos.

Por ser um item independente, o equipamento conta com uma fonte de energia própria. Além disso, emite um sinal de localização, que permite que seja localizado até mesmo no fundo do oceano.

A caixa-preta é feita com liga de aço e titânio. Ela pode suportar forças superiores à 3,4 mil G - 3,4 mil vezes a força gravitacional da Terra, e variações de temperatura entre -60º C e 1.100º C.

Os aviões não são fabricados com o mesmo material porque o uso de metais pesados aumentaria sua massa. Isso afetaria a aerodinâmica das aeronaves, tornando a missão de voar mais difícil.

Guarda registros da aeronave

A caixa-preta é um sistema de registro de dados e voz do avião que grava as conversas dos pilotos. Ela também contém dados da aeronave, como velocidade, aceleração, condições, climáticas, altitude e ajustes de potências.

Ela é dividida em duas partes:

  • Gravador de voz do cockpit (CVR), que captura as últimas horas de conversas entre a tripulação e sons internos da aeronave.
  • Gravador de dados de voo (FDR), que captura informações técnicas sobre o trajeto adotado pelo avião até a queda.
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Os dados são extraídos com um equipamento especial e levados para as autoridades para análise. No Brasil, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da FAB, é o responsável por averiguar o conteúdo.

Caixa-preta no avião da companhia KLM; equipamento costuma ficar localizada na parte traseira da aeronave
Caixa-preta no avião da companhia KLM; equipamento costuma ficar localizada na parte traseira da aeronave Imagem: Mark Wagtendonk/KLM/Divulgação

*Com informações do Estadão Conteúdo

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