Parafuso chato, estol, caixa-preta: entenda termos do acidente aéreo em SP

Imagens do acidente em Vinhedo (SP) mostram que o avião da Voepass caiu em um giro vertical, posição chamada de "parafuso chato". As 62 pessoas a bordo morreram.

O giro vertical é o principal indicativo de que o acidente ocorreu por perda de sustentação da aeronave, o "estol", segundo especialistas. Já as caixa-pretas do avião foram localizadas e tiveram seus dados extraídos. Mas, afinal, o que significam esses termos?

Parafuso chato

O termo "parafuso chato" na aviação refere-se a uma situação de emergência em que uma aeronave entra em uma rotação rápida em torno de seu eixo vertical, enquanto, ao mesmo tempo, perde altitude. Durante o parafuso chato, o avião gira de maneira descontrolada, com uma inclinação acentuada e, muitas vezes, em baixa velocidade.

Isso torna a recuperação muito difícil, pois o fluxo de ar sobre as superfícies de controle do avião é perturbado, limitando a capacidade do piloto de corrigir a trajetória. O fenômeno pode levar à perda total de controle da aeronave, segundo a Aviation Safety Network.

Estol

"Estol" (ou "stall" em inglês) na aviação é uma condição em que uma aeronave perde sustentação devido a um ângulo de ataque excessivo. Isso ocorre quando o fluxo de ar sobre as asas é interrompido, resultando em uma perda repentina de sustentação, explica a FAA (Federal Aviation Administration).

Quando uma aeronave entra em estol, ela pode começar a cair, e o piloto precisa realizar manobras corretivas para recuperar o controle. O estol pode acontecer em diversas fases do voo, como decolagem, pouso ou durante curvas acentuadas e é uma das principais preocupações em termos de segurança aérea.

Caixa-preta

"Caixa-preta" na aviação é o termo comumente usado para denominar os gravadores de voo, dispositivos eletrônicos essenciais que registram dados cruciais durante o percurso de uma aeronave. Existem dois tipos principais, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

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O Registrador de Dados de Voo (FDR - Flight Data Recorder) armazena informações técnicas como altitude, velocidade, posição e desempenho dos sistemas da aeronave. O Registrador de Voz da Cabine (CVR - Cockpit Voice Recorder) captura as comunicações entre os pilotos e sons ambientais na cabine.

Apesar do nome, esses dispositivos são pintados de laranja vivo para facilitar sua localização após acidentes. Eles desempenham um papel fundamental nas investigações de incidentes aeronáuticos, ajudando a determinar causas e prevenir futuros acidentes.

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