Controle perdido às 13h21: como foi o voo da Voepass da decolagem à queda
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) divulgou nesta sexta-feira (6) o relatório preliminar sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP), ocorrida em 9 de agosto.
O tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes, investigador do Cenipa, detalhou, em coletiva de imprensa, como foi o voo —da decolagem à queda.
Veja cronologia do voo:
11h58 - A aeronave decola de Cascavel (Paraná). A decolagem estava prevista para 11h40.
12h15 e 42 segundos: Os tripulantes comentam sobre a falha do sistema de-icing, de quebra de gelo. "Isso foi um comentário retirado do CVR, o cockpit voice recorder", explica Fróes.
12h21 - O avião faz a subida e chega aos 17 mil pés.
13h05 - A tripulação na aeronave faz a primeira chamada ao APP-SP (Centro de Controle de Aproximação de São Paulo). O órgão é responsável por fazer o controle de tráfego aéreo, prestando serviços requeridos pelas aeronaves.
13h18 - Os tripulantes informam que o avião está em ponto ideal de descida. O APP-SP pede para a aeronave manter o nível de 17 mil pés. Houve troca de frequência para chamar o próximo controlador do voo, um procedimento corriqueiro.
13h18 e 41 segundos - As comunicações externas da aeronave passam do copiloto para o piloto. O copiloto fala com uma comissária líder, pergunta a ela sobre um passageiro que teria necessidades especiais e passa a informação para a companhia aérea.
13h19 - O Centro de Controle de Aproximação de SP solicita que o avião espere e continue no nível devido à passagem de outro avião.
13h20 - O APP-SP autoriza a aeronave a voar direto para a posição que antecede a descida, devido à passagem de outra aeronave que voava a 15 mil pés. O controlador avisa que a descida seria autorizada em dois minutos.
O copiloto faz um comentário: "Bastante gelo."
13h21 - A tripulação na aeronave repete a mensagem do centro de controle e diz que está aguardando a ordem de descida. Esta é a ultima comunicação externa com os órgãos de controle. A aeronave inicia uma curva à direita.
O controle da aeronave é perdido e ela ingressa em "atitude anormal de voo". O avião não declara emergência e a aeronave despenca 13 mil pés (4.000 metros).
13h22 e 30 segundos - Momento em que aeronave da Voepass se choca com o solo.
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Quero receberApós a queda, as autoridades são acionadas e tem início o trabalho de investigação.
Veja o que aconteceu depois
13h37 - O Cenipa recebe a notificação de acidente.
14h11 - Há o acionamento da sala de crise.
14h23 - É feita a comunicação com os órgãos de segurança.
16h25 - Investigadores do Seripa 4º (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes) chegam ao local do acidente.
17h30 - Há uma coletiva de imprensa do Cenipa e Anac.
18h - Gravadores de voo (caixas-pretas) são localizados.
19h40 - Investigadores do Cenipa chegam ao local do acidente.
Relembre o acidente
O avião saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) com 58 passageiros e quatro tripulantes no dia 9 de agosto. Ele pousaria às 13h45, segundo o FlightAware.
Casas de condomínio residencial foram atingidas após a queda. O Corpo de Bombeiros mandou sete equipes para a rua João Edueta. Em imagens gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver o momento em que a aeronave despenca.
O CEO da Voepass, Eduardo Busch, destacou a experiência da tripulação. O comandante, Danilo Santos Romano, tinha 5.202 horas de voo. O copiloto, Humberto Campos de Alencar, acumulara 5.100 horas.
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