Sakamoto sobre ataque em GRU: 'Ricos viram amostra do que vivem os pobres'

O tiroteio ocorrido no Aeroporto de Guarulhos (SP) na tarde desta sexta (8) mostrou às pessoas mais ricas como é o cotidiano de quem vive cercado pelo crime organizado, afirmou o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News. Um empresário ameaçado de morte pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) foi assassinado no maior aeroporto da América do Sul.

O que aconteceu no Aeroporto de Guarulhos agora é uma coisa inacreditável: um tiroteio com morte no aeroporto mais importante do país, no principal hub aéreo da América do Sul. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Ele ressaltou que o PCC está espalhando suas ações, com a certeza de impunidade.

O PCC está se sentindo à vontade de controlar espaços e dinâmicas da nossa vida. Durante a campanha eleitoral, foi muito clara a presença do PCC na política, ajudando a disputar prefeituras e câmaras de vereadores. Vimos o Ministério Público entrando contra vereadores do Guarujá, em São Paulo, denúncias de empresas de ônibus sendo usadas para lavar [dinheiro] do PCC, também segundo o Ministério Público.

A gente viu o PCC entrando em cidades de outras regiões do Brasil, autorizando ou não a realização de campanhas eleitorais. A gente vê o quanto essa máfia está se enraizando na política brasileira, a gente sabe o quanto ela já domina.
Leonardo Sakamoto

De acordo com Sakamoto, os mais ricos do país tiveram uma pequena amostra do que vivem os mais pobres no seu cotidiano.

Em São Paulo, o que aconteceu é um nível de abuso, de audácia, de cara de pau do Primeiro Comando da Capital muito grande. (...) É o centro entendendo o que é a vida da periferia.

Ou seja, a parcela mais rica da sociedade brasileira teve uma amostra do que vive a parcela mais pobre no dia a dia, vivendo em territórios controlados por essa máfia. O PCC já não é facção há muito tempo, é uma máfia que faz o que quer.
Leonardo Sakamoto

Um morto e três feridos

A vítima foi identificada como o empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, ameaçado de morte pelo PCC, informou o colunista do UOL Josmar Jozino. Ele era o pivô de uma guerra interna na facção criminosa e foi alvo de um atentado no Natal do ano passado.

Continua após a publicidade

SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo informou que o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) e a Deatur (Delegacia de Atendimento ao Turista) investigam as circunstâncias do homicídio.

Autoridades investigam se ele foi assassinado a mando do PCC, mas não descarta outras possibilidades, como queima de arquivo, já que havia assinado acordo de delação premiada e tinha vários inimigos agentes públicos, a quem disse ter pago altos valores em propinas.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.