Presidente do TSE diz que fake news têm papel "desprezível" nestas eleições
Presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que a influência de fake news diminuiu nas eleições municipais deste ano. Ele declarou que centenas de perfis foram derrubados e que a Polícia Federal realizou prisões em flagrante.
"As notícias falsas têm tido um papel desprezível nessas eleições porque nós temos conseguido neutralizar dentro do possível", afirmou Barroso.
O ministro disse que campanhas alertaram o que ele chamou de "inocentes úteis", que são as pessoas que transmitem fake news por desconhecimento. O presidente do TSE acrescentou que os divulgadores amadores de fatos falsos foram desestimulados pela possibilidade de punição. Restaram milícias digitais, que ele define como profissionais de estruturas hierarquizadas e financiadas para destruir reputações e instituições, que estão sendo combatidas.
"Nos preparamos para uma guerra e temos a impressão de estarmos vencendo."
Também houve articulação com empresas de tecnologia. As redes sociais se comprometeram a desenvolver ferramentas para derrubar perfis suspeitos. O acordo inclui o WhatsApp, por onde circulam 70% das informações falsas. Também foi criada uma coalizão de sites de checagem de notícias para desconstruir notícias inverídicas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.