Topo

Boa Vista terá 2° turno entre Arthur Henrique e Ottaci

Divulgação e Dilvulgação/Câmara dos Deputados
Imagem: Divulgação e Dilvulgação/Câmara dos Deputados

Guilherme Botacini

Colaboração para o UOL

15/11/2020 23h06Atualizada em 16/11/2020 01h29

Arthur Henrique (MDB) e Ottaci Nascimento (Solidariedade) vão disputar o segundo turno em Boa Vista. Atual vice-prefeito do município, Henrique obteve expressiva vantagem numérica, com 49,63% dos votos contra 10,59% do deputado federal por Roraima.

Após dois mandatos de Teresa Surita (MDB), Henrique é a aposta emedebista para se manter no poder, com uma pequena coligação (MDB, PMB e Avante).

Para mudar o governo, Ottaci fez uma aliança reunindo dez partidos: Solidariedade, PSC, Patriota, PSB, PTC, PRTB, PROS, DC, Cidadania e PTB.

Em meio a uma crise por conta de uma investigação de superfaturamento nas compras da saúde, o governador Antonio Denarium (sem partido) não anunciou seu apoio a nenhum candidato. A PF investiga um desvio de verbas do governo estadual que deveriam ser usadas no combate à pandemia. O dinheiro teria sido gasto em contratos superfaturados ligados a uma empresa próxima ao senador Chico Rodrigues (DEM-RR), que foi flagrado com R$ 33 mil na cueca.

A capital de Roraima teve destaque na imprensa nacional nos últimos anos devido à chegada conturbada de milhares de imigrantes venezuelanos. A população de Boa Vista aumentou cerca de 10% entre 2017 e 2018 com a chegada dos imigrantes, e hoje está estimada em 419.652 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ainda que esforços internacionais e da Operação Acolhida tenham ajudado esses imigrantes e diminuído a pressão sobre a infraestrutura da cidade, muitos seguem em condições precárias na capital. O próximo prefeito de Boa Vista terá de enfrentar o problema.

Boa Vista registrou em 2019 uma taxa de homicídios violentos acima da média nacional: foram 29,8 para cada 100 mil habitantes. Esse número, porém, caiu significativamente em relação ao ano anterior, quando foram registrados 41,3 homicídios dolosos por 100 mil habitantes, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

A proporção de analfabetos acima de 15 anos é de 7,74%, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).