Topo

Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD) disputam 2° turno em Goiânia

Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD) disputam a prefeitura de Goiânia - Reprodução/Facebook/Arte-UOL
Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD) disputam a prefeitura de Goiânia Imagem: Reprodução/Facebook/Arte-UOL

Gabriela Brito

Colaboração para o UOL

15/11/2020 22h45Atualizada em 15/11/2020 23h12

Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD) vão disputar o segundo turno pela Prefeitura de Goiânia. Os dois estiveram empatados em primeiro lugar em pesquisas das intenções de voto desde o início da campanha. O atual prefeito da cidade, o emedebista Iris Rezende, aposentou-se da vida pública e não manifestou apoio a nenhum candidato.

Com 100% das urnas apuradas, Maguito tem 36,03% dos votos e Vanderlan, 24,67%.

A campanha de Maguito para as eleições deste ano foi prejudicada por sua ausência em decorrência de complicações causadas pela covid-19. Ele testou positivo no fim de outubro e teve que ser transferido para um hospital em São Paulo e voltou a ser intubado hoje. Seu candidato a vice, o vereador Rogério Cruz (Republicanos), também foi infectado pelo novo coronavírus durante a campanha.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) esteve ao lado da candidatura de Vanderlan, 58. O empresário, que tem mandato de senador por Goiás, também já foi prefeito de Senador Canedo, cidade da região metropolitana de Goiânia, entre 2005 e 2010.

Vanderlan lidera a lista de maior patrimônio declarado entre os 15 candidatos que disputaram a Prefeitura de Goiânia este ano, com um total de R$ 14 milhões, mais de cinco vezes o patrimônio declarado por Maguito (R$ 2,7 milhões).

O emedebista Maguito Vilela, 71, tem uma longa trajetória na política goiana. Já foi vereador, deputado estadual e federal e vice-governador, além de prefeito da cidade de Aparecida de Goiânia. Ele ocupou a cadeira de governador de Goiás entre 1995 e 1998 e logo depois foi eleito para o senado federal (de 1999 a 2007). Maguito é pai do ex-deputado federal Daniel Vilela (MDB).

"Na manhã deste domingo, os exames complementares revelaram aumento da inflamação pulmonar", afirmou o pneumologista Marcelo Rabahi, que compõe a equipe médica que cuida do prefeitável.

Ainda segundo o boletim médico, o político está sedado, confortável e com as funções vitais preservadas. "O procedimento transcorreu sem nenhuma complicação. O material foi colhido dos pulmões e encaminhado para análise. Até lá, o paciente segue intubado, sedado e em ventilação mecânica invasiva", afirmou Rabahi.

O futuro prefeito de Goiânia vai governar para mais de 1,5 milhão de pessoas em uma cidade que tem o 14º maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Os principais desafios que um dos dois enfrentará serão com relação à saúde e ao transporte público.