• ENTRE
Topo

Ex-ministro de Dilma, Edinho Silva (PT) é reeleito prefeito de Araraquara

11.nov.2020 - Edinho Silva (PT) é candidato à Prefeitura de Araraquara (SP) - Divulgação
11.nov.2020 - Edinho Silva (PT) é candidato à Prefeitura de Araraquara (SP) Imagem: Divulgação

Thiago Varella

Colaboração para o UOL

16/11/2020 00h05Atualizada em 16/11/2020 01h17

Atual prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT) foi reeleito para mais um mandato. A cidade, localizada a 277 quilômetros de São Paulo, tem 233 mil habitantes.

O petista obteve 46,09% dos votos, enquanto o segundo colocado, Dr Lapena (Patriota) recebeu 35,97%, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A cidade não possui segundo turno.

Edinho Silva, 55, vai para seu quarto mandato como prefeito de Araraquara. Além do atual mandato, ele também governou a cidade de 2001 a 2008. O político é sociólogo de formação e foi vereador por dois mandatos e deputado estadual.

Além disso, Edinho também foi presidente estadual do PT e foi o coordenador financeiro da campanha que elegeu Dilma Rousseff (PT) como presidente em 2015. Com o sucesso da campanha, o político foi nomeado ministro-chefe da secretaria de Comunicação Social (Secom).

Em 2018, o prefeito reeleito de Araraquara foi alvo da Operação Capitu, fase da Lava Jato que apurava um esquema de corrupção no Ministério da Agricultura no governo Dilma. No fim, a investigação acabou poupando Edinho. Ele acabou denunciado na ação conhecida como "Quadrilhão do PT" e em uma denúncia na Lava Jato envolvendo a farmacêutica EMS. Em ambos os casos, o político não é réu e aguarda decisão da Justiça de aceitar ou não a denúncia.

Na eleição deste ano, o prefeito reeleito tinha como principais rivais Dr. Lapena (Patriota), ex-vereador na cidade, e Coca Ferraz (PSL), ex-vice-prefeito de Araraquara. Outros seis candidatos disputaram o pleito. Edinho chegou a dizer que temia que o sentimento antipetista pudesse atrapalhá-lo, mas liderou as pesquisas desde o início da campanha.

"O antipetismo ainda está forte. Melhor que em 2016, mas ainda está forte", disse à Folha.

O vice-prefeito de Araraquara vai continuar sendo Damiano Barbiero Neto (Progressistas).

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade