Topo

Orlando Morando (PSDB) é reeleito em São Bernardo do Campo, berço do PT

Orlando Morando (PSDB) é reeleito prefeito de São Bernardo - Divulgação
Orlando Morando (PSDB) é reeleito prefeito de São Bernardo Imagem: Divulgação

Vitor Pamplona

Colaboração para o UOL

16/11/2020 00h11

Quatro anos depois de cravar a bandeira tucana em território sob influência histórica do PT, o atual prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), foi reeleito em primeiro turno neste domingo (15).

Com 100% das urnas apuradas, Morando recebeu 67,28% dos votos, contra 23,43% de Luiz Marinho (PT).

Maior cidade da região do ABC paulista, com 844 mil habitantes, São Bernardo é berço do Partido dos Trabalhadores. A legenda governou o município por oito anos seguidos, de 2009 a 2016, com o ex-ministro da Previdência Luiz Marinho.

Novamente candidato a prefeito este ano, Marinho, 61, esperava continuar na disputa e repetir o resultado de 2008, quando derrotou o próprio Morando no segundo turno. Durante a atual campanha, o petista procurou ligar a gestão do tucano a escândalos de corrupção.

Morando, 46, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por suspeita de fraude em licitações. Ele também é investigado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) em inquérito por lavagem de dinheiro em transações imobiliárias. Os casos seguem tramitando na Justiça.

Morando também buscou ligar o adversário do PT à corrupção, citando condenações de petistas próximos de Marinho, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente Lula, no âmbito da operação Lava Jato.

Na busca pela reeleição, o atual prefeito agrupou 17 partidos em torno de sua candidatura (DEM, PP, MDB, PSC, DC, PTC, PRTB, PMB, PV, PMN, Cidadania, Podemos, Pros, Avante, Republicanos, Patriota e PSD, que indicou o vice Marcelo Lima). Até um antigo rival, o deputado federal Alex Manente (Cidadania) —derrotado pelo tucano no segundo turno da eleição de 2016— declarou apoio a Morando na disputa deste ano.

Além de Luiz Marinho, o tucano derrotou neste domingo outros quatro postulantes ao cargo de prefeito de São Bernardo do Campo: Leandro Altrão (PSB), Rafael Demarchi (PSL), Maria de Lourdes de Souza (Psol) e Cláudio Donizete (PSTU).

Orlando Morando Júnior chega ao segundo mandato depois de ser vereador e deputado estadual. Nascido em São Bernardo, ele vem de uma família que atua no ramo de supermercados e também é empresário do setor imobiliário.