Topo

Adiló Didomenico (PSDB) é eleito prefeito de Caxias do Sul (RS)

Adiló Didomenico é eleito em Caxias do Sul - Reprodução/Facebook
Adiló Didomenico é eleito em Caxias do Sul Imagem: Reprodução/Facebook

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

29/11/2020 18h14Atualizada em 29/11/2020 22h23

O vereador Adiló Didomenico (PSDB) foi eleito neste domingo (29) prefeito de Caxias do Sul (RS) no segundo turno das eleições. O político disputava o cargo com Pepe Vargas (PT).

Adiló obteve 59,57% dos votos válidos e Pepe Vargas, 40,43%. Votos nulos foram 5,24% e brancos, 2,69%.

O tucano, 68, já foi eleito vereador duas vezes e neste ano deixou o PTB, partido do qual participou da fundação em Caxias nos anos 1980, para integrar a agremiação tucana.

Mesmo fora do partido, Adiló conseguiu a aliança com os trabalhistas para disputar a prefeitura. PSC, Solidariedade e PROS completam a coligação.

No segundo turno, o tucano passou a ser apoiado também por MDB, Patriotas e PSD. Com isso, 10 dos 23 vereadores eleitos neste pleito estão alinhados com o prefeito eleito. Até as eleições, dois partidos estavam divididos entre apoiar Pepe ou Adiló: PDT e PP. Por isso, o número de apoiadores pode aumentar.

O apoio do legislativo será fundamental para governar uma cidade tumultuada politicamente. Desde o início deste ano, o cargo de prefeito é ocupado por Flávio Cassina, após Daniel Guerra (PRB) sofrer processo de impeachment em dezembro de 2019 —o vice-prefeito havia renunciado antes.

De perfil industrial, Caxias do Sul é a segunda cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, com uma população estimada de 517 mil habitantes.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O prefeito de Caxias do Sul desde janeiro de 2020 é Flávio Cassina, e não Renato Daneluz, que comanda a Câmara Municipal.