Josias: Percentual de 2º turno na BTG sinaliza Bolsonaro próximo de teto
Josias de Souza, colunista do UOL, analisou no UOL News o resultado da nova pesquisa presidencial, contratada pelo Banco BTG Pactual. Ele observou que a intenção de voto em Jair Bolsonaro (PL) está crescendo aos poucos, mas chega próximo de um "teto".
"O favoritismo do Lula se mantém. O Lula cresce do 1º turno para o 2º turno. Vai dos 45% para 52%. Bolsonaro cresce pouco de um turno para o outro, o que sinaliza que ele pode estar muito próximo de um teto. O percentual que ele alcança no 2º turno, de 39%, pode representar o teto do Bolsonaro, porque o voto está muito consolidado", apontou Josias.
O colunista acrescentou que o crescimento de Bolsonaro não está dentro do esperado pela campanha do presidente. "Bolsonaro está oscilando sempre dentro da margem de erro, mas em curva ascendente. É um crescimento que chega em conta-gotas, não na velocidade que ele gostaria".
Josias entende que, no ritmo atual, é improvável que o presidente vença a eleição, pois "não reuniu musculatura para superar o favoritismo do Lula". Ainda de acordo com o colunista, nenhum outro presidente que disputava a reeleição chegou em agosto sem liderar as pesquisas.
Coração de Dom Pedro 1º no Brasil é motivo para ossada dele se revirar na cripta, diz Josias
Josias reforçou que o coração deve ser usado de forma eleitoreira por Bolsonaro. "O coração vai ser recepcionado com honras de chefe de estado. Está combinado que vai permanecer em exposição, mas convém vigiar, porque do jeito que a coisa vai, esse recipiente de vidro pode surgir na garupa de Bolsonaro durante a motociata que está programada para 7 de setembro na orla de Copacabana".
Wálter Maierovitch diz que Lula cometeu injúria com frase sobre mulheres
O jurista Wálter Maierovitch também participou do UOL News e analisou uma frase recente de Lula sobre mulheres. Em comício, o ex-presidente afirmou "quer bater em mulher? Vá bater em outro lugar, mas não dentro da sua casa ou no Brasil". O petista discursava sobre a Lei Maria da Penha e defendia as mulheres, mas cometeu injúria, de acordo com o jurista.
"Essa frase é indecorosa. O decoro é protegido por lei. Quem viola decoro comete injúria. Esse é o caso. Colocada essa frase em um contexto maior, ele falou que no governo dele foi sancionada a Lei Maria da Penha. Ele foi traído pelo sub consciente, dizem, mas a frase é indecorosa", apontou Wálter, comparado até com outra declaração polêmica: "Faz lembrar aquela do Maluf, embora em menor intensidade: 'Pode estuprar, mas não matar'. São frases horríveis e fora de propósito no mundo civilizado".
Frase de Bolsonaro sobre urnas foi muito tênue, analisa Maierovitch
O jurista também analisou uma declaração de Bolsonaro no final de semana, em que ele afirmou que vai respeitar o resultado das urnas.
"Estou acostumado com a interpretação - de leis, palavras e testemunhos. Vejo que essa frase é muito tênue, porque ele vai buscar exceções, que as urnas foram fraudadas, que as sugestões das Forças Armadas não foram aceitas, então ele vai arrumar desculpas".
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.