Topo

Bolsonaro questiona dados de fome no Brasil: 'Vê alguém pedindo pão?'

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

26/08/2022 15h17Atualizada em 26/08/2022 15h55

O presidente Jair Bolsonaro (PL), ao falar sobre a fome no Brasil, questionou dados de que 30 milhões de brasileiros estariam na linha da pobreza. "Alguém vê alguém pedindo pão no caixa da padaria? Você não vê, pô", disse hoje em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan.

Bolsonaro havia sido questionado por um dos entrevistadores a respeito de uma suposta "controvérsia" dos dados, que também foram levados pela senadora Simone Tebet (MDB), candidata à Presidência, em entrevista ao Pânico há quatro semanas.

O presidente e candidato à reeleição disse que Tebet "falava besteira" e ironizou trejeitos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Extrema pobreza é quem ganha até 1,9 dólares por dia, são 10 reais. O Auxílio Brasil hoje paga 20 reais por dia, então esses 30 milhões podem buscar o Auxílio Brasil", disse.

Depois, Bolsonaro questionou se havia gente "pedindo pão no caixa da padaria", mas logo recuou e afirmou que "deve ter gente que passa fome".

"Alguém vê alguém pedindo pão no caixa da padaria? Você não vê, pô. Até no interior... Tem gente que passa mal sim, quem porventura está na linha da pobreza, passando fome, que sim, deve ter gente que passa fome... Tá na eminência aqui da própria Caixa Econômica, junto com o Ministério da Cidadania. Tem um aplicativo para o cara se cadastrar no Auxílio Brasil, sem depender de favores aí de gente do município", concluiu.

De acordo com a segunda edição do Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil, feita pela Rede Penssan (Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e divulgada em junho deste ano, há 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar (em grau leve, moderado ou grave) no Brasil e mais de 33 milhões em situação de fome (insegurança alimentar grave).