Topo

Espero que o debate contribua para fortalecer a democracia, diz Lula

Do UOL, em São Paulo

28/08/2022 20h39

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse esperar que o debate de hoje, às 21h, com transmissão do UOL, em parceria com Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura, seja uma oportunidade para fortalecer a democracia.

"A perspectiva é que a gente contribua para fortalecer a democracia no país. Acho que é um fato extraordinário...é uma pena que não tenha mais candidato, que é importante. Quanto mais candidato tiver, melhor para a democracia, e o povo tem mais facilidade de escolher aquele que ele considera ser a melhor ou o melhor candidato a presidente", disse Lula ao chegar aos estúdios da Band, em São Paulo.

Todos os candidatos que participarão do debate já chegaram aos estúdios. São eles: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Felipe d'Avila (Novo), Lula, Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Esta será a primeira oportunidade para que os candidatos ao Palácio do Planalto fiquem frente a frente para debater suas propostas para as eleições deste ano.

Troca de posição

Após um pedido das equipes de segurança de Bolsonaro e de Lula, os dois candidatos foram mudados de posição no estúdio pela organização do debate.

Os dois haviam sido posicionados lado a lado após um sorteio dos organizadores com a assessoria das campanha, mas a segurança dos dois decidiu pedir para mudar faltando pouco mais de uma hora e para o início do debate.

Com a decisão, Lula foi colocado ao lado de Tebet (MDB), enquanto Ciro acabou posicionado ao lado de Bolsonaro. A ordem dos candidatos no estúdio ficou assim, da esquerda para a direita: Bolsonaro, Ciro, D'Avila, Soraya, Lula e Tebet.

Ciro não gostou da mudança e reclamou no Twitter. "A emissora aceitou a pressão das candidaturas de Lula e Bolsonaro e alterou, de forma unilateral, o posicionamento dos candidatos no palco", escreveu.