Topo

Debate para governador em SP: horário, como assistir, regras e mais

Gabriel Dias

Colaboração para UOL

13/09/2022 04h00Atualizada em 13/09/2022 18h52

Acontece nesta terça-feira (13) o debate com candidatos ao Governo do Estado de São Paulo com transmissão do UOL, em parceria com Folha de S.Paulo e TV Cultura. Você poderá acompanhar ao vivo e de graça pelo UOL a partir das 22h, com cobertura também minuto a minuto. Para assistir, basta clicar no link abaixo.

Além do site, o debate também poderá ser assistido ao vivo pelo YouTube, Facebook e Twitter do UOL. Ele ocorrerá no Memorial da América Latina.

De acordo com a pesquisa Ipespe para governador de SP divulgada na última sexta-feira (9), Fernando Haddad (PT) lidera a disputa no primeiro turno com 36%. Já Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 21% e Rodrigo Garcia (PSDB) aparece com 16%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais —o que significa um empate técnico entre os dois.

As regras do debate foram confirmadas em reunião com as assessorias dos candidatos. O debate terá três blocos, nos quais os candidatos falarão de temas sorteados, responderão a perguntas de jornalistas e farão perguntas entre si.

Quem vai participar do debate para governador de São Paulo do UOL?

O debate contará com as participações dos candidatos: Fernando Haddad (PT), Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT).

Em caso de ausência de algum candidato, a cadeira destinada a ele ficará vazia.

Regras do debate UOL para governador de São Paulo:

  • Primeiro bloco: no primeiro, será feita uma pergunta a todos os candidatos e haverá um confronto direto entre eles.
  • Segundo bloco: no segundo bloco, jornalistas das empresas que integram o pool fazem perguntas para os candidatos e mais um confronto direto entre os candidatos acontece.
  • Terceiro bloco: no último, mais perguntas são realizadas, mas desta vez um jornalista pergunta a um candidato e escolhe outro candidato para comentar. O último bloco ainda contará com as considerações finais dos candidatos.

Direito de Resposta

O candidato poderá pedir um direito de resposta apenas se for ofendido moral e pessoalmente. Esse pedido precisa ser feito imediatamente ao mediador após o término da fala de quem estiver com a palavra.

O mediador submeterá a avaliação ao comitê formado por quatro jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Se o pedido de resposta for concedido, o candidato ofendido terá 45 segundos para responder o adversário.

Onde assistir ao debate para governador de SP hoje?

A transmissão do debate será feita pela TV Cultura, pelo UOL e pelas plataformas digitais da Folha de S.Paulo e dos veículos do pool, incluindo seus canais no YouTube, Facebook, Twitter e TikTok. É possível ouvir ainda pelas rádios Cultura FM (103,3) e Cultura Brasil (FM 77,9 e AM 1200).