Topo

Sakamoto: ACM Neto se coloca como pardo para tentar ganhar votos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/09/2022 15h13

Em participação no UOL News, o colunista do UOL Leonardo Sakamoto afirmou que ACM Neto (União Brasil), candidato ao governo da Bahia, se autodeclarou como pardo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para tentar ganhar votos. Sakamoto também questionou o fato de o candidato nunca ter feito isso ou levantado essa bandeira antes.

"Parece que ele [ACM Neto] coloca isso para conseguir votos, pura e simplesmente, quando na verdade ele pode ser branco, porque ele é branco, e apoiar a causa do movimento negro, apoiar cotas e apoiar uma série de coisas. Ele não precisa se autodeclarar de tal cor para conseguir votos", disse.

Classificando a situação como "pitoresca", Sakamoto chamou a atenção para o fato de a autodeclaração nunca ter sido feita antes. "Por que durante toda sua vida política ele não colocou isso como um dos pontos principais? Por que ele nunca puxou isso? Ele declara isso exatamente em uma campanha eleitoral de um estado com grande quantidade de negros, Salvador é a capital mais negra do Brasil".

Apesar de pontuar que no Brasil é válida a autodeclaração, Sakamoto considerou a situação triste e também destacou que isso acaba prejudicando a própria atuação do movimento negro.

"É triste, na verdade, porque o movimento negro discute que é tão importante as pessoas se declararem pardas e negras por conta da reafirmação de sua identidade e esse tipo de coisa acaba prejudicando esse processo de ajudar a população negra a buscar sua autoidentificação".

Ex-aliada diz que Ciro é 'bala perdida' e já teria sido deixado por Brizola

A ex-deputada federal Cidinha Campos (PDT) criticou a postura de Ciro Gomes durante a corrida eleitoral por insistir em críticas exageradas a Lula e ao PT e por não se colocar ao lado de um objetivo maior que é derrotar o bolsonarismo.

"Ciro é uma bala perdida e não sabe em quem vai atirar. Quem ele vai ferir? Quem ele vai matar? Ele não vai desistir, vai ser candidato até o fim, ele não pensa nas consequências que pode provocar no país. Ele quer manter sua presença, não sei se por vaidade ou centrismo, não sei o que acontece com ele".

Ela, inclusive, afirmou que o fundador do PDT, Leonel Brizola, estaria ao lado do candidato do PT nesse momento.

"Acho que ele [Brizola] teria apoiado o Ciro, mas já teria dito que não dá mais. Conversei ontem com Leonel Brizola Neto, neto de Brizola, e ele disse claramente 'meu avô não esperaria o 2º turno, meu avô já estaria apoiando Lula porque sempre esteve ao lado do Lula nos momentos mais difíceis'".

Reale Jr. diz que dará voto espontâneo em Lula no 1º turno e critica Ciro Gomes: 'Exagera na dose'

O jurista Miguel Reale Júnior, um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, declarou voto em Lula durante participação no UOL News e também fez algumas críticas em relação a Ciro Gomes, sobretudo em sua fala de que o PT promove um fascismo de esquerda no Brasil.

"[Bolsonaro] será capaz de tudo, além das ameaças contínuas de golpe, da contestação das urnas e já disse que, se não ganhar, é porque tem safadeza no TSE. Ou seja, no 2º turno as ameaças de Bolsonaro de desestabilizar o país podem se concretizar e conturbar a vida brasileira. Por isso creio que, diante da inabilidade de Simone Tebet, que é a melhor candidata, devemos impedir que haja conturbação da vida brasileira", disse ao comentar voto em Lula já no 1º turno.

Ele ainda citou "exageros" de Ciro em sua comparação entre fascista de direita e esquerda, citando o PT. "São os exageros que o Ciro comete reiteradamente. Tenho admiração por ele, mas sem dúvidas ele exagera na dose".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa: