Topo

Votaria do mesmo jeito, diz Mara Gabrilli sobre apoiar impeachment de Dilma

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/09/2022 11h13Atualizada em 26/09/2022 14h20

A candidata a vice de Simone Tebet (MDB), senadora Mara Gabrilli (PSDB) disse, na sabatina Folha/UOL, que não mudaria o seu voto favorável ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), mesmo com o arquivamento do inquérito civil sobre as pedaladas fiscais que justificaram o processo contra a petista.

"[Se fosse hoje], votaria do mesmo jeito porque ela cometeu crime de responsabilidade", declarou Gabrilli, acrescentando que as pedaladas fiscais não foram o único crime cometido na gestão Dilma. "A pedalada foi a forma que encontraram para conseguir fazer o impeachment, mas tinham muitos outros crimes ali, elencados de uma forma ou de outra", afirmou.

A senadora disse que, no governo de Dilma, existia uma "corrupção sistêmica", o que, para ela, também é uma justificativa para o impeachment.

"A Dilma era presidente da Petrobras quando aconteceu o caso de Pasadena. Naquela época, o impeachment enveredou para esse caminho, mas talvez se não fosse esse, teria sido outro, porque eu enxergo que era um governo que estava mergulhado — não que esse não esteja — mas aquele estava totalmente mergulhado na corrupção."

Na semana passada, a 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF) homologou, por unanimidade, o arquivamento do inquérito civil sobre as pedaladas fiscais que justificaram o impeachment de Dilma Roussseff.

A decisão é de fevereiro, mas só veio a público na última quinta-feira (22). Além de Dilma, eram investigados o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e o ex-secretário do Tesouro Arno Augustin.

Mara Gabrilli é primeira candidata à Vice-Presidência da República a participar da sabatina promovida pelo UOL em parceria com a Folha de S.Paulo.

Calendário das sabatinas

  • Mara Gabrilli (PSDB) - 26/09 (segunda-feira) às 10h - (clique aqui para ver a sabatina)
  • Ana Paula Matos (PDT) - 28/09 (quarta-feira) às 10h - (clique aqui para ver a sabatina)
  • Geraldo Alckmin (PSB) - 29/09 (quinta-feira) às 10h - (clique aqui para ver a sabatina)
  • Braga Netto (PL) - ainda não confirmou

As entrevistas ocorrerão presencialmente, no estúdio do UOL, localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, zona sul da capital paulista.

Assista à integra da sabatina Folha/UOL com Mara Gabrilli:

(*Com informações de Estadão Conteúdo)