Topo

Stycer: Debate da Globo é importante, mas não vai decidir eleição

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/09/2022 09h55

Em participação no UOL News, o colunista Mauricio Stycer falou sobre o desempenho de importantes políticos ao decidir comparecer ou faltar a debates presidenciais no passado.

"Em 1989, no primeiro turno, o [Fernando] Collor não foi a nenhum debate. Em 1998, na disputa pela reeleição, o Fernando Henrique Cardoso não foi a nenhum debate. Em 2006, na disputa pela reeleição, o Lula também não foi a nenhum", disse.

"Deu muito certo para o FHC, que ganhou no primeiro turno; para o Lula, não deu, pois ele ainda teve que disputar o segundo turno, assim como o Collor. O Bolsonaro, em 2018, também não foi a nenhum debate no segundo turno, alegando problemas médicos e participou só de dois no primeiro turno", prosseguiu.

"Isso coloca em questão a importância dos debates. É um evento muito importante o debate da Globo, muita gente vai assistir, mas não deve ser algo decisivo. Não transfiro essa importância como se o debate fosse decidir a eleição", concluiu.

Josias: Não há menor chance de Bolsonaro faltar no debate da Globo, diz comitê

Integrantes do comitê da campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) consideram improvável que ele falte ao debate da TV Globo, na próxima quinta-feira (29). A apuração é do colunista do UOL Josias de Souza.

Durante o debate do SBT, no sábado (24), o ex-secretário especial da Secom (Comunicação Social) Fabio Wajngarten sugeriu uma "super live" no mesmo horário do evento da Globo.

"Ontem conversei com uma pessoa do comitê em função da nota que o Fabio Wajngarten publicou nas redes sociais", disse Josias, em participação no UOL News. "Disseram que não tem a menor possibilidade do Bolsonaro não ir a esse debate. Se ele não for, vai ser uma grande novidade."

"Bolsonaro vai porque é necessário. Eles dizem publicamente que a pesquisa não vale nada, mas a evidência de que dão crédito à pesquisa é a presença do Bolsonaro nesses debates na reta final. Ele sabe que está atrás [nas intenções de voto] e não pode se dar ao luxo de faltar", acrescentou o jornalista.

Josias: Eleições do Legislativo também são muito importantes; convém pesquisar

Na reta final da campanha eleitoral, Josias de Souza destacou a importância dos eleitores prestarem atenção em candidatos do Legislativo. "Todo mundo tem que buscar informações sobre candidatos a deputado federal, a deputado estadual, aos governos estaduais, ao Senado", destacou.

"Não é só de eleição presidencial que estamos falando. A eleição do Legislativo é muito importante e o eleitor brasileiro costuma deixar para a última hora a escolha dos seus candidatos ao Legislativo. Convém pesquisar direito e escolher candidatos que estejam a altura da expectativa do eleitor. Quem não fizer isso agora, não pode reclamar depois", afirmou o jornalista.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: