Topo

Diretora do Ipec: Lula está no limite de ganhar no 1º turno; debate importa

Colaboração para o UOL

27/09/2022 08h55

Márcia Cavallari, diretora do Ipec, participou do UOL News hoje e comentou a pesquisa divulgada pelo instituto ontem sobre a eleição presidencial. Ela afirmou que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está no limite para ganhar no 1º turno, embora não seja possível ter certeza de que isso aconteça de fato. Segundo ela, o debate na Rede Globo, na quinta-feira (29), pode ser decisivo.

"Como as pesquisas têm a margem de erro amostral, não é possível afirmar que Lula vai ganhar no 1º turno. Está no limite, com 52% dos votos válidos. Ele pode ter entre 50% e 52%. E precisa de 50% mais um. Qualquer ponto pode fazer diferença nesta reta final", explicou Márcia.

Ela também afirmou que 10% das pessoas aparecem indecisas na pesquisa espontânea, quando os candidatos não são listados. E o debate da Globo deve influenciar esses eleitores que ainda não tomaram total ciência da eleição. "O eleitor considera o debate como um fator importante. Quando você pergunta sobre fontes de informações que o eleitor leva em conta, o debate aparece para cerca de um quarto dos eleitores."

Diretora do Ipec: Lula tem eleitor mais receoso em demonstrar apoio

Márcia Cavallari também analisou que muitos eleitores de Lula estão com receio de falar sobre a eleição, por causa da violência política praticada por alguns bolsonaristas. "O que a gente tem visto é um eleitor do Lula mais receoso em demonstrar apoio, talvez com receio de violência política. Todos os institutos estão sentindo aumento de violência contra pesquisadores nas ruas", disse ela.

RJ: Pesquisadora do Ipec é perseguida e empurrada por eleitor de Bolsonaro

Márcia relatou, inclusive, o caso de uma pesquisadora agredida no Rio de Janeiro. "No Rio de Janeiro, tivemos uma entrevistadora que foi perseguida por um eleitor do Bolsonaro. Ele empurrou e puxou o crachá dela, quis pegar o tablet da mão dela. Mas ela foi socorrida por outra pessoa e fizemos um Boletim de Ocorrência."

Recentemente um caso de agressão contra um pesquisador do Datafolha foi gravado em Ariranha, interior de São Paulo.

Josias: Pesquisa Ipec mostra que eleitores gritam para candidatura de Bolsonaro: 'Eu sou coveiro'

O colunista Josias de Souza também participou do UOL News e analisou o resultado da pesquisa Ipec. Ele afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não consegue aumentar a intenção de votos.

"É impressionante como Bolsonaro estacionou. O Ipec fez 6 rodadas. E, nas 4 últimas, de setembro, Lula subiu de 44% para 48% no total. E Bolsonaro estacionou em 31%. Não saiu do lugar, na prática. É uma estabilidade muito grande. Se você considera todos estímulos que o governo deu ao eleitorado, parece que o eleitorado está gritando para o comitê de Bolsonaro: 'E daí? O que a gente tem com isso?' É como se o eleitor dissesse que é coveiro. Bolsonaro tinha dito que não é coveiro. O eleitor está dizendo: 'Eu sou coveiro e estou com disposição para enterrar sua candidatura", disse Josias.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: