Topo

Josias: Alckmin costurou adesão de Joaquim Barbosa e vídeo em apoio a Lula

Colaboração para o UOL

27/09/2022 09h47

Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), declarou apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta semana. De acordo com o colunista do UOL Josias de Souza, isso aconteceu por intermediação de Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidente na chapa do petista.

"Isso é importante porque caracteriza esse movimento que Lula tenta fazer em direção ao centro. Na prática, Lula ocupou a terceira via, eliminando e suprimindo alternativas que havia nesse campo. Ele foi bem-sucedido nesse movimento iniciado quando indicou Alckmin para ser vice. Foi o Alckmin, pelo que eu soube, quem costurou a adesão de Joaquim", contou Josias no UOL News.

O colunista também apontou que o apoio de Barbosa, isolado, não teria tanta força. Mas ganha peso no contexto geral.

"Se você analisa individualmente, é só mais um apoio. Mas se você considera tudo que vem acontecendo... Lula teve apoio da [candidata a deputada federal pela Rede] Marina Silva, depois do [ex-presidente do Banco Central] Henrique Meirelles, do Miguel Reale Jr., que é um jurista identificado com o tucanato, e houve até o apoio em mímica do [ex-presidente] Fernando Henrique Cardoso, que não disse o nome do Lula, mas fez mensagem cifrada insinuando que o voto em [Jair] Bolsonaro é inadmissível", lembrou Josias.

Por fim, o colunista também lembrou que Barbosa atuou contra petistas no processo do mensalão. "Ele foi o relator e foi absolutamente draconiano com petistas envolvidos naquele escândalo. Ele enviou para cadeia a cúpula do PT, a nata do PT e seus aliados. O trabalho dele como relator foi essencial para o desfecho do mensalão. Então, ter apoio de um algoz do PT tem um peso muito grande".

Josias: Pesquisa Ipec mostra que eleitores gritam para candidatura de Bolsonaro: 'Eu sou coveiro'

Josias de Souza também analisou o resultado mais recente da pesquisa Ipec sobre a eleição presidencial. Ele destacou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não consegue aumentar a intenção de votos.

"É impressionante como Bolsonaro estacionou. O Ipec fez 6 rodadas. E, nas 4 últimas, de setembro, Lula subiu de 44% para 48% no total. E Bolsonaro estacionou em 31%. Não saiu do lugar, na prática. É uma estabilidade muito grande. Se você considera todos os estímulos que o governo deu ao eleitorado, parece que o eleitorado está gritando para o comitê do Bolsonaro: 'E daí? O que a gente tem com isso?'. É como se o eleitor dissesse que é coveiro. Bolsonaro tinha dito que não é coveiro. O eleitor está dizendo: 'Eu sou coveiro e estou com disposição para enterrar sua candidatura", afirmou Josias.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: