Topo

Que horas sai nova pesquisa Datafolha para presidente hoje?

Os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) - Ricardo Stuckert e Isac Nóbrega/PR
Os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) Imagem: Ricardo Stuckert e Isac Nóbrega/PR

Do UOL, em São Paulo

29/09/2022 11h44Atualizada em 29/09/2022 17h45

O instituto Datafolha divulga nesta quinta-feira (29) sua penúltima pesquisa para presidente da República antes do primeiro turno das Eleições 2022. A votação acontece neste domingo (2) em todo o Brasil.

Na reta final das campanhas, o resultado das pesquisas de intenção de voto tendem a ter uma influência maior sobre o eleitorado que ainda não escolheu um candidato. É o que explica Victor Araújo, pesquisador do Departamento de Ciência Política da Universidade de Zurique, na Suíça.

"O que sabemos pelo que temos coletado na área de ciência política nas últimas décadas é que os eleitores tendem a votar em quem está liderando as pesquisas", diz o analista.

A pesquisa do Datafolha que será divulgada hoje ouvirá 6.800 pessoas de forma presencial, em pontos de fluxo espalhados por todo o país, entre os dias 27 e 29 de setembro.

Quem ficou na frente no último Datafolha para presidente?

Na última pesquisa eleitoral para presidente do Datafolha, divulgada no dia 22 de setembro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguiu na liderança com 47% das intenções de voto. O candidato subiu dois pontos percentuais na comparação com o penúltimo levantamento.

Bolsonaro também se manteve no segundo lugar, com 33% da preferência dos entrevistados. O presidente e candidato à reeleição repetiu naquela oportunidade o mesmo percentual da penúltima pesquisa.

Ciro Gomes (PDT), com 7%, Simone Tebet (MDB), com 5%; e Soraya Thronicke (União), com 1%, completaram as cinco primeiras posições do último levantamento.

Que horas sai a nova pesquisa Datafolha para presidente hoje?

Os números da nova pesquisa Datafolha para presidente serão divulgados no início da noite de hoje, às 18h.

Também na desta quinta, o Datafolha divulgará também suas novas pesquisas para governador nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Veja resultados e análises da nova pesquisa Datafolha no Análise de Pesquisas, no Canal UOL: