Topo

Virou meme: quem é o homem famoso por carregar estrela gigante do PT?

João Farani dirigiu sindicato dos metalúrgicos - Reprodução
João Farani dirigiu sindicato dos metalúrgicos Imagem: Reprodução

Nathalia Lino

Colaboração para o UOL

30/09/2022 16h10

A imagem de um homem carregando uma estrela gigante do PT nos ombros voltou a circular em redes sociais. A foto, que virou meme, vem sendo usada durante a campanha eleitoral de 2022 pelo partido e por apoiadores. Mas, afinal, quem é o homem da imagem?

João de Moraes Farani, flagrado carregando uma estrela vermelha gigante e usando uma camiseta com a frase "100% Lula", foi um dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal), no interior de São Paulo.

A imagem de Farani ficou conhecida durante a campanha eleitoral de 2018, que opôs o petista Fernando Haddad e Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência.

Farani era funcionário da metalúrgica Metalvic, com sede em São Roque (SP), onde trabalhou por mais de 25 anos. Em 1995, passou ocupar um cargo na diretoria do SMetal, onde exerceu as funções de vice-presidente e tesoureiro.

O petista também era conhecido entre os metalúrgicos por participar de negociações sindicais como vice-presidente e secretário-geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

Em 2020, no início da pandemia de covid-19, Farani morreu, aos 53 anos, com dificuldades respiratórias. O caso foi tratado como suspeita de infecção pelo coronavírus. Ele deixou esposa, filha e enteado. Como a morte foi considerada resultado de uma infecção pela covid-19, não houve velório.