Topo

Datafolha e Ipec apontam vitória de Romário em disputa pelo Senado no RJ

Do UOL, no Rio

01/10/2022 20h03

As duas últimas pesquisas do Datafolha e do Ipec —ambas divulgadas na véspera da eleição deste domingo (2)— apontam liderança do senador Romário (PL) na disputa pela vaga para o Senado pelo Rio de Janeiro.

No entanto, há divergências quanto ao tamanho da folga que o ex-jogador possui em relação ao segundo colocado para garantir a reeleição, da mesma forma verificada nos levantamentos para o governo do estado. Em ambos os casos, o deputado federal Alessandro Molon (PSB) aparece em segundo lugar.

No Datafolha, Romário oscilou dois pontos para baixo e agora aparece com 35% dos votos válidos na intenção de voto, enquanto Molon tem 21% --um crescimento de três pontos percentuais.

Já no Ipec, Romário marcou 41%, oscilando um ponto percentual para baixo ante pesquisa de 27 de setembro. Molon aparece com 16% —2 pontos percentuais acima do levantamento anterior. Neste caso, ele está numericamente empatado com Clarissa Garotinho (União Brasil), que também registrou 16% dos votos válidos.

Datafolha - Votos válidos

Romário (PL): 35%
Alessandro Molon (PSB): 21%
Clarissa (União Brasil): 16%
Daniel Silveira (PTB): 10%
André Ceciliano (PT): 10%
Cabo Daciolo (PDT): 5%
Bárbara Sinedino (PSTU): 1%
Raul (UP): 1%
Prof. Helvio Costa (DC), Itagiba (Avante), Antônio Hermano (PCO), Hiran Roedel (PCB) e Sued Haidar (PMB) - não pontuaram

Ipec - Votos válidos

Romário (PL): 41%
Alessandro Molon (PSB): 16%
Clarissa (União Brasil): 16%
Daniel Silveira (PTB): 9%
André Ceciliano (PT): 9%
Cabo Daciolo (PDT): 5%
Prof. Helvio Costa (DC): 1%
Bárbara Sinedino (PSTU): 1%
Raul (UP): 1%
Itagiba (Avante), Antônio Hermano (PCO), Hiran Roedel (PCB) e Sued Haidar (PMB) - não pontuaram

A pesquisa Datafolha possui margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento, realizado entre sexta-feira (30) e este sábado (1º), ouviu 2.550 eleitores em 40 municípios. A pesquisa foi contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RJ-07599/2022.

Já a pesquisa Ipec foi contratada pela TV Globo e ouviu 2.000 eleitores do estado do Rio de Janeiro entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. O levantamento foi registrado no TSE sob o número RJ-01526/2022.